Petrolina assina termo de adesão ao Programa Nacional de Formação do Trabalhador

Durante encontro realizado entre prefeitos no início do mês, em Brasília, no Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS, foi assinado um termo de adesão com o objetivo de estabelecer a cooperação mútua na implementação dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) – Bolsa-Formação Trabalhador, inserido no âmbito do Plano Brasil Sem Miséria. Além de Petrolina, Pernambuco foi representado por 12 municípios do estado.

O Pronatec é um programa que visa democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores, que foi criado, a partir da Lei nº 12.513, de 26/10/2011, na modalidade de formação para o trabalhador. O Pronatec prioriza no atendimento, os beneficiários de programas sociais do Governo Federal, os quais integram o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Representando o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, esteve presente a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, Tereza Virgínia de Carvalho, que ressaltou a importância da adesão do município ao programa. “De 2009 até agora, já foram investidos mais de R$ 4,4 milhões em cursos de qualificação profissional. O prefeito Julio Lossio acredita que através da capacitação a população que está vulnerável socialmente pode adquirir condições para trabalhar, gerar renda e até mesmo desenvolver seu negócio próprio”, salientou.

As pré-inscrições serão realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) depois de disponibilizadas pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a partir de janeiro de 2012. As datas e locais ainda serão divulgados.

(Emaísa Lima – Ascom Petrolina)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *