Crianças do bairro Santa Luzia são atendidas pelo “Mutirão do Primeiro Molar Permanente” em Petrolina

Após as comunidades de Rajada e Agrovila C1 do Projeto Senador Nilo Coelho, no último sábado (28) foi a vez das crianças do bairro Santa Luzia receberem o Mutirão de Saúde Bucal Projeto “Mutirão do Primeiro Molar Permanente”. A ação que ainda está em fase piloto conta com a participação de cinco dentistas e é totalmente gratuita visando os cuidados com a higiene da boca e dentes saudáveis.

Realizado pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, dezenas de crianças já foram atendidas nas três edições do mutirão que ainda está em fase piloto. “Essa é uma ação que ainda estamos desenvolvendo em caráter experimental, mas já podemos adiantar que em todos os locais a iniciativa tem se firmado com excelentes resultados. A intenção é instigar os pais e mães a cuidarem do primeiro molar permanente. Às vezes, as mães acham que por não ter nascido nenhum dente antes dele, o molar vai cair e acabam não cuidando deles. Tínhamos um demanda grande de extração do primeiro molar e com essas instruções percebemos que tanto os pais quanto as crianças estão cuidando melhor e mantendo esses cuidados”, explicou a dentista Malvina de Souza Pereira.

Sob a boa aceitação, o mutirão leva além de procedimentos curativos, atividades como palestras, brincadeiras, pintura, contação de histórias, entre outros. O dia diferente também busca aproximar os médicos da comunidade. No último sábado, foram atendidas crianças de 5 a 7 anos com restauração dos primeiros molares e aplicação de selante, especial para proteção contra as cáries.

A pequena Raquel Moreira Leal, de 6 anos, aprendeu a lição direitinho e reforçou que continuará cuidando dos seus dentes. “Aprendi que temos que escovar os dentes depois das refeições, quando for dormir e é muito importante”, explicou.

A iniciativa começou em setembro e tem a intenção de beneficiar todas as comunidades e as próximas serão os bairros Cohab VI e Jardim Maravilha.

(Juciana Cavalcante – Ascom Petrolina)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *