FEIRA DE CAPRINOS E OVINOS DE ITAMOTINGA REUNIU AS RIQUEZAS DO SEMI-ÁRIDO

unnamedA terceira Feira de Caprinos e Ovinos de Itamotinga foi realizada no Parque Emídio Rodrigues Rosa, em Cacimba do Silva, com sucesso, no último final de semana, de 13 a 15 de junho.

O evento além de expor em baias fixas as melhores raças de cabras e ovelhas, reuniu exposições do projeto da Casa de Ração do IRPAA, artesanatos, fotos e ações do SAAE no interior, como: manutenção em Cataventos em comunidades rurais, inauguração da iluminação pública das comunidades de sítio Monte Alegre Santana e Cantinho, como também realizou palestras, cursos e concursos.

O prefeito Isaac Carvalho acompanhado do prefeito de Curaçá, Carlinhos Brandão, dos secretários Jorge Cerqueira, Agricultura, Edvan Gonçalves, Meio Ambiente e Ordem Pública, Eduardo Lopes, Serviços Públicos, diretor-presidente do SAAE, Joaquim Neto, vereador Anastácio de Assis, do ex-deputado Pedro Alcântara, além de representantes dos produtores locais, participou do evento e visitou as baias e conferiu de perto as exposições.

A Feira também demonstrou o resgate histórico e social de Cacimba do Silva e Sertãozinho através do Memorial da Biblioteca Arca Letras Fixo da Casa Vó Joana (irmã de Emídio Rodrigues). Na Biblioteca, o público pode conferir material de educação contextualizada do IRPAA, livros (comercializados) da Rede de Educação Semi-árido Brasileiro, doces e compotas de umbu da COOPERCUC, materiais paradidáticos para consultas dos adultos e crianças do sertão, artesanatos em geral, mugunzá, doces de leite e queijos produzidos por agricultores locais, dentre outros.

Segundo informações da especialista em Educação Contextualizada para Convivência do Semi-árido, responsável pela Biblioteca, Rute Ferreira, o memorial foi construído com barro e a madeira da casa de seu Emídio, que foi um dos produtores da região.

Para o presidente da Cooperativa dos Empreendedores Rurais do Cacimba do Silva e Região (COPERQAR), Márcio Irivan Passos, a feira só tem se desenvolvido. “Antes acontecia apenas com a participação de produtores locais. Agora existe a integração de vários da região, além de produtores de municípios como, Curaçá e Senhor do Bonfim. O crescimento é notório. As baias eram alugadas, agora são fixas. Iniciamos com 20 e estamos com 56.Temos o incentivo da Prefeitura de Juazeiro e do SEBRAE, além de outras instituições.

Para o técnico em Zootecnia de Senhor do Bonfim, Álvaro Araújo, a Feira tem sido muito importante em seus negócios. “Em média de 80% das minhas cabras e ovelhas ao longo destes três anos já estão vendidas. Além disso, o evento é muito interessante porque atrai investidores. Aqui a gente encontra o calor do povo, troca informações, além de receber um acolhimento maravilhoso”, afirmou.

O secretário Jorge Cerqueira disse que a feira é uma oportunidade de trocar experiências, adquirir conhecimentos, integrar a comunidade e comercializar novas tecnologias. “Essa é a terceira edição e a vitória e conquistas são dos produtores que fortalecem as cadeias produtivas, desenvolvimento da área e dão destaque as potencialidades da região. Com a parceria da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Sertão do São Francisco – ACCOSSF e financiamento do Banco do Nordeste e outras instituições, a Prefeitura de Juazeiro vai garantir um quintal 50 por 50 que vai alimentar 200 ovelhas e cabras, através do Programa Palmas Forrageira”, explicou.

O prefeito Isaac Carvalho falou que a Feira de Caprinos e Ovinos é momento de discutir e estimular a caprinovinocultura na região. “A feira fomenta e apóia a integração dos produtores, que recebem informações, para saber lidar melhor com atividade durante a seca, além de alavancar o progresso da comunidade. Quero parabenizar a todos pela realização do evento e pela competição do leite, agora fixa em todas as feiras”, registrou.

O gestor também aproveitou para relembrar os avanços garantidos ao homem do campo. “São cinco adutoras que beneficiam e levam água para residências de 5 mil pessoas, mais 500 cisternas de Polietileno em parceria com a prefeitura que vão reduzir a procura por carros-pipas,  1 mil km de estradas vicinais, obras da BA 210, BR 235, que facilitarão os negócios dos produtores locais e regionais. Instalamos as primeiras adutoras que levam águas do São Francisco para a região do Junco e agora Pinhões, com a adutora do Forró”, concluiu Isaac Carvalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *