Mais de 100 pessoas são atendidas em ação de combate a diabetes em Petrolina

Estimular a prevenção de doenças e alertar as pessoas sobre a importância de buscar uma vida saudável são compromissos da gestão municipal com a população de Petrolina. Cumprindo esse papel, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e a Coordenação de Promoção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizaram, hoje (25), uma ação educativa de combate à diabetes. O evento, aberto ao público, aconteceu na Academia das Cidades e teve como foco o cuidado que diabéticos e hipertensos devem ter com a alimentação e prática de exercícios físicos.

Durante a ação, mais de 100 pessoas realizaram atividades físicas, verificaram pressão arterial, fizeram teste de glicemia e participaram de palestras educativas. O evento foi dirigido por uma equipe do Nasf, composta por psicólogo, farmacêutico, educador físico, nutricionista e assistente social, e contou com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) dos bairros Antônio Cassimiro, Jardim Amazonas, Jardim Maravilha, Ouro Preto e Pedro Raimundo, além do enfermeiro Edson Freitas, da Unidade Básica de Saúde do Jardim Maravilha e representantes da Fundação Nilo Coelho.

De acordo com a educadora física do Nasf, Elka Camargo, o cuidado com a alimentação e a prática de exercícios físicos são elementos indispensáveis para o portador da diabetes. “Todo diabético precisa da prática de atividades físicas com orientação. Isso possibilita o aumento da produção de insulina e melhora a auto-estima, porque esse paciente sai do isolamento”, afirmou a educadora, salientando ainda a necessidade controlar a medicação e seguir a dieta indicada pelo nutricionista.
“É bom demais me exercitar. Tenho diabetes e sempre me sinto melhor depois faço as minhas atividades”, disse dona Severina Maria da Silva, de 74 anos. Casos como o de dona Severina demonstram que ações desse tipo precisam ser empregadas cada vez mais pela SMS, tanto na prevenção, para evitar que surjam novos casos da doença, como para ajudar o portador da diabetes a ter uma vida melhor. “Estimular práticas saudáveis como atividade física e alimentação balanceada é uma das preocupações da gestão municipal. Nosso objetivo é proporcionar à população uma vida mais saudável, diminuindo, consequentemente, a incidência do diabetes”, enfatizou a Secretária de Saúde, Lúcia Giesta.

Os pacientes que tiveram alguma alteração na verificação da pressão arterial ou no teste de glicemia foram orientados a procurar a Unidade Básica de Saúde do seu bairro para uma investigação mais aprofundada do caso.

(Eneida Trindade – Ascom Petrolina)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *