Diretor da Facape esclarece sobre nota do ENADE e diz que cursos não serão fechados



Em virtude do resultado da avaliação do MEC na qual a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE) teve nível 2, o Presidente da instituição, professor Rinaldo Remígio envia a seguinte nota:


“Faz-se necessário deixar claro para a sociedade do sertão do Vale do São Francisco, que a Autarquia Educacional do Vale do São Francisco (AEVSF) não fechará nenhum de seus cursos, nem tampouco irá suspender novas vagas em virtude do resultado adquirido no triênio 2007/2009 do Índice Geral de Cursos do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) divulgado na última sexta-feira (18). O ICG publicado aponta índice 2 para a FACAPE. Queremos ressaltar que este não constitui índice de reprovação de nenhuma Instituição de Ensino Superior, sendo o mesmo um composto da nota final do MEC-INEP.

Frisamos ainda que as autarquias municipais estão subordinadas ao Conselho Estadual de Educação, no caso da nossa instituição, de Pernambuco. O MEC recebe informações através de questionários eletrônicos; a FACAPE não tem nenhum registro de visita de auditores do MEC desde 2008/2009, no entanto recebe membros do CEE/PE que buscam a renovação, credenciamento de cursos e novos cursos. É este órgão também que permite a realização de cursos de Pós-Graduação das Autarquias, o exemplo é que estamos com seis (6) cursos de pós na área de gestão.

Para comprovar ainda mais o interesse da Instituição em disponibilizar ensino de qualidade, atendendo ao padrão atual, investimos também na divulgação de artigos científicos produzidos por discentes e docentes mestres e doutores desta instituição ao lançar no próximo mês a Revista Opara, homenageando o nosso Rio São Francisco, incentivando o interesse pela área acadêmica. Não podemos, de forma alguma, desqualificar o trabalho incansável de professores e técnicos administrativos no trabalho contínuo em alavancar a FACAPE. Constatamos que no relatório divulgado pelo MEC os nossos professores são tratados como horistas, sendo um equívoco, já que nosso corpo docente é contratado por tempo parcial ou integral.

Não podemos aceitar que veículos de nossa cidade e região tentem de alguma forma macular o nome de uma instituição que tem, ao longo dos seus 35 anos de existência, formado profissionais nas mais diversas áreas de atuação; de gestor de empresas a governantes de municípios, a legisladores e altos executivos. É importante informar que temos compromisso com a qualidade de ensino, temos enquanto Instituição de Ensino Superior responsabilidade social disponibilizando programa de bolsas integrais e parciais criadas por Lei Municipal, oportunizando a alunos de escolas públicas ingressarem no ensino superior. Aderimos recentemente ao Programa Universidade Para Todos de Pernambuco (PROUPE) dispondo de 478 vagas de bolsas parciais na FACAPE.

Participamos ainda de um grupo de trabalho representando Pernambuco junto a Secretaria de Ensino Superior (SESu) do próprio MEC juntamente com reitores das demais Universidades Municipais existentes no Brasil. O motivo de nossa participação é em busca de oportunidades onde apenas universidades federais e particulares têm acesso a exemplo de Editais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no que diz respeito a Mestrado e Doutorado. Vale destacar mais uma vez o nosso compromisso com a qualidade: na próxima sexta-feira (25) publicaremos Edital de Concurso para contratação de 10 professores -doutores além de mais 20 cargos de técnicos administrativos de nível médio e superior. Temos atualmente 16 professores cursando mestrado e doutorado tanto no Brasil quanto no exterior.

Destarte, agradecemos a compreensão de todos que estão desde o início dispostos a defender a verdade, levando à frente o compromisso de ajudar a formar recursos humanos de talento nas instalações da nossa faculdade.”

Prof. Me. Rinaldo Remígio Mendes


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *