O dia de Santo Antônio é comemorado com grande festividade em quatro cidades baianas. No dia 13 de junho, os municípios de Serrinha, Madre de Deus, Nova Fátima e Cabaceiras do Paraguaçu comemoram aniversário de emancipação política e administrativa. A veterana Serrinha, comemora 138 anos e as outras três estão festejando Bodas de Prata.
Para parabenizar estas importantes cidades, o deputado estadual Carlos Geilson (PTN) apresentou moções de congratulações na Assembleia Legislativa da Bahia. “Gostaria que a população desses quatro importantes municípios recebessem meu abraço e meu desejo de dias melhores.
Aproveito esse momento para reforçar meu compromisso em continuar lutando por mais desenvolvimento para essas cidades”, declarou o parlamentar.
As cidades – Distante 173 km da capital baiana, Serrinha é bastante conhecida pelas festividades juninas e pela Vaquejada de Serrinha, que atrai muitos visitantes para a cidade. Com cerca de 78 mil habitantes, o município tem como principal fonte de renda a agricultura e pecuária. Conhecida como “Princesa dos Tabuleiros”, Serrinha fica na Mesorregião do Nordeste Baiano.
Os municípios que completam 25 anos em 2014 foram emancipados pela Lei Estadual de 13 de junho de 1989.
Madre de Deus, que fica na Região Metropolitana de Salvador é composta pelas ilhas de Maria Guarda, Vacas e Coroa do Capeta, Madre de Deus encanta pela diversidade de belezas naturais, com seus ricos ecossistemas de Mata Atlântica, manguezais e restingas.
O município de Nova Fátima tem uma economia baseada no comércio de pequenas microempresas e da produção do sisal, sendo uma das maiores produtoras da fibra na região. Atualmente a produção é menor que nos anos 1980, por isso, muitas pessoas deixaram o campo (onde viva da produção do sisal) e migraram para a sede do município (onde vivem quase 80% da população do município) ou para grandes cidades.
Localizada na microrregião de Santo Antônio de Jesus, com aproximadamente 19 mil habitantes, a cidade de Cabaceiras do Paraguaçu é detentora de uma rica beleza natural. O município também é conhecido por ter sido a cidade natal do grande poeta dos escravos, Castro Alves.
