“Navegar é preciso, viver não preciso”

Com essa frase, na Roma antiga, Pompeu exortava seus marinheiros ao combate.
O poeta Fernando Pessoa utilizou a mesma sentença para dizer, com ela, que punha da essência do seu sangue o propósito impessoal de engrandecer a Pátria.
A data de 13 de dezembro no Brasil é dedicada aos marinheiros, homens e mulheres que dedicam maior tempo das suas vidas em defesa do mar e dos rios.
A data é uma homenagem a Joaquim Marques Lisboa – Marquês de Tamandaré, Patrono da Marinha do Brasil, pelo seu heroísmo em batalhas e sentimento de humanismo.
Em Juazeiro, a Marinha é representada pela Agência Fluvial do São Francisco, que elaborou vasta programação para comemorar a data.
De acordo com informações repassadas pelo capitão-tenente Gelson José Gonçalves, agente fluvial, a programação começa no dia 04 dezembro às 10 horas, com a realização da XV Travessia Marquês de Tamandaré, que reúne nadadores de toda a região.
No dia 08 de dezembro, às 19h30, solenidade de Condecoração com entrega da medalha “Amigo da Marinha” para as personalidades da região que foram agraciadas.
Dia 09 de dezembro, às 16h, Solenidade de Premiação do Concurso de Redação da Operação Cisne Branco/2011 e encerramento do CFAQ II e III; e 12 de dezembro, às 10h40, Cerimônia Militar, alusiva ao Dia do Marinheiro na Agência Fluvial.

Por Antonio Pedro/ Diário da Região

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *