FINANCIAMENTO PARA O PROGRAMA “PALMAS PARA JUAZEIRO” É DISCUTIDO EM REUNIÃO

unnamed (7)Com o propósito de discutir a implantação do programa ‘Palmas para Juazeiro’, no município, foi realizada na tarde da última sexta-feira (6), na agência do Banco do Nordeste em Juazeiro, reunião com a presença do secretário de Agricultura, Jorge Cerqueira; o Presidente da ACCOSSF, Marcos Rogério; o técnico da SEAPA, Geraldo Araújo; o veterinário da ACCOSSF, Rafael Sene; o diretor técnico da CAPRITEC, Silvio Dória e o Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, Jorge Murilo.

O encontro teve como objetivo firmar a parceria do banco com o programa, através do financiamento das áreas já estudadas, e previamente designadas. “O programa que é uma iniciativa do governo municipal e da ACCOSSF, tem fundamentalmente o objetivo de atender os pequenos produtores. A idéia do grupo é de firmarmos uma espécie de termo de compromisso, onde cada parceiro contribui para que o programa seja um sucesso”, destacou o agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste, Jorge Murilo.

O projeto terá um custo de R$ 3 mil, mas será subsidiado ao produtor pelo valor de R$ 2 mil, com pagamento previsto para dois anos. “O programa inclui, além da palma forrageira, a implantação do sistema de irrigação. O nosso objetivo é garantir o financiamento aos produtores, pois mesmo sabendo que é um valor pequeno, os produtores não dispõem dessa quantia. A nossa meta é implantar cerca de 200 ha de palma forrageira em toda zona rural de Juazeiro”, declarou o presidente da ACCOSSF, Marcos Rogério.

Para o diretor técnico da CAPRITEC, Silvio Dória, a implantação do programa é importantíssima, pois a base de qualquer sistema de produção é a alimentação. “No semiárido com limitação de água em quantidade e qualidade, o que dá para produzir é palma. Esse é um programa extremamente interessante e o envolvimento de todos os agentes aqui presentes já garantem a solução de possíveis problemas que o produtor poderia ter. A chance de êxito é muito grande, e tem tudo para ser uma revolução e mudar a condição de vida do pequeno produtor de sequeiro”, colocou.

O programa consiste em incentivar a implantação de uma unidade de palma forrageira de 50mX50m, nas propriedades onde existir o mínimo de água. De acordo com o secretário de Agricultura, Jorge Cerqueira, “essa iniciativa se deu da necessidade de aprimorar cada vez mais o setor caprino e ovino da nossa região, trabalhando a cadeia como um todo”, explicou.

Além da Prefeitura de Juazeiro através da secretaria de Agricultura e da ACCOSSF, o projeto também é uma iniciativa do Banco do Nordeste, Sebrae, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Capritec e Fazenda Jaraguá.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *