Um trabalho desenvolvido na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) rompeu as fronteiras da sala de aula para o mundo. A professora Zélia Ramos e o aluno do 8º período do curso de Direito, Phablo Freire, foram a Coimbra, em Portugal, apresentar o artigo ‘A atuação política e o silêncio filosófico nas sociedades ocidentais’.
O artigo foi apresentado no evento ‘Ateliê Filosófico’, organizado pelo programa Erasmus, uma iniciativa da União Europeia que promove o desenvolvimento intelectual e profissional. A professora Zélia já havia participado de outros eventos e apresentações no país, no entanto, dessa vez a emoção foi ainda maior.
“Eu tive um momento de emoção e muito orgulho por ter trabalhado junto com o aluno nesse artigo, nós dois estávamos representando a Facape lá fora. Isso é muito importante para a instituição, principalmente, porque estamos falando de produções intelectuais e científicas”, comentou.
O artigo surgiu a partir da ideia e da observação da docente, que é doutoranda em filosofia, de como a filosofia está distante dos problemas da sociedade. Através da percepção de outros estudiosos, os autores ainda abordaram temas como democracia e a relação entre governantes e governados.