Petrolina comemora o Dia Mundial de Luta contra a AIDS

No dia 1º de dezembro o mundo celebra o Dia Mundial de Luta contra a AIDS e Petrolina não podia ficar de fora desse processo. Com o tema “Viver com AIDS é possível, com o preconceito não”, a equipe do Centro de Orientação e Apoio Sorológico (COAS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará, entre os dias 25 de novembro e 1º de dezembro, uma série de ações de combate ao preconceito e prevenção ao HIV/AIDS.

Entre as ações estão previstas atividades educativas e o teste rápido de diagnóstico do vírus que serão realizadas no COAS, no SESC, no Centro de Atendimento Psicossocial Infantil (CAPS I), e nos bairros José e Maria, João de Deus e Dom Avelar, em dias programados. O evento deste ano conta ainda com uma novidade que é a instalação do laço vermelho, símbolo da luta contra a AIDS, na Secretaria Municipal de Saúde e no SESC, parceiro da ação.

“Comemoramos o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS com dois focos principais: a descoberta precoce da doença, tornando o tratamento mais eficaz, e o combate ao preconceito, que dificulta o diagnóstico da doença”, explicou o coordenador do COAS (Programa DST/AIDS), Anderson Andrade, enfatizando que as ações foram pensadas no intuito de alertar a população sobre o risco que o preconceito traz para as atividades de prevenção e para a qualidade de vida das pessoas portadoras de HIV/AIDS.

De 2010 a 2011, Petrolina registrou 85 novos casos da doença, mas possui um nível adequado de cobertura em relação aos portadores vírus, com um quantitativo de 0,3% da população, enquanto a média nacional é de 0,6%, segundo o Ministério da Saúde. No município, o tratamento para HIV/AIDS é realizado no Serviço Ambulatorial Especializado – SAE, no qual estão cadastrados cerca de 400 pacientes.

No site da prefeitura você encontra quando e aonde acontecerão essas atividades.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *