XXI Conird destaca produção orgânica em dia de campo

O primeiro dia de campo do XXI Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem – Conird começou nas primeiras horas desta quinta-feira (24), com o deslocamento de quatro ônibus completamente lotados para o perímetro irrigado Senador Nilo Coelho, em Petrolina-PE. No lote do presidente da Cooperativa Agrícola dos Produtores Irrigantes do Núcleo 04 – Cooapinc, Jorge Mariano os participantes tiveram uma verdadeira aula de produção orgânica de frutas e hortaliças, conhecendo, uma a uma, as estações de Caldas Orgânicas, Composto Orgânico, Coquetéis Vegetais, Depoimentos das organizações, Depoimentos de Pequenos Produtores e Exposição dos Produtos dos perímetros irrigados do Maria Tereza, Bebedouro e Nilo Coelho.

Assessorados pela empresa de assistência técnica, Plantec/Codevasf, os produtores falaram das práticas agrícolas, dificuldades e comercialização. Só para se ter uma idéia, existe hoje, somente no perímetro Nilo Coelho, 54 produtores utilizando práticas de produção orgânica, o que significa aproximadamente 300 hectares em atividade. E as áreas vem aumentando, a cada ano, em função da crescente demanda do consumo de produtos saudáveis e que não utilizam agrotóxicos. Segundo o coordenador do dia de campo, Antonio Pedro Matias uma das Estações que mais chamaram a atenção do público foi a do Composto Orgânico, em função da utilização de restos culturais da própria propriedade, enriquecidos com produtos naturais, para a melhoria da estrutura do solo e conseqüente redução dos custos da produção. “O XXI Conird traçou um paralelo entre os dois dias de campo que estamos promovendo. Hoje, conferimos o trabalho de um pequeno produtor com práticas bastante interessantes para economia geral dos custos de produção, inclusive da utilização racional da água. Nesta sexta-feira, vamos levar o público a conhecer uma grande estrutura de produção em vitivinicultura no semiárido, a Vinícola Vini Brasil, em Lagoa Grande”, adiantou.

Nas Estações dos Depoimentos, as histórias pessoais dos pequenos produtores e líderes das cooperativas surpreendiam pela autenticidade e exemplo de lutas e determinação. O presidente da Cooapinc, Jorge Mariano contou em breves palavras a trajetória da cooperativa e o que mudou depois da utilização das práticas orgânicas. “Hoje somos 38 cooperados que trabalham principalmente a cultura da acerola e do coco verde para o mercado interno e indústrias. Com os orgânicos estamos crescendo e ganhando cada vez mais mercados, inclusive vamos inaugurar no próximo dia 04 de dezembro, com apoio dos Governos Federal e Estadual uma feira só de orgânicos no bairro de Areia Branca em Petrolina.Todos estão convidados”, concluiu Jorge Mariano. O XXI Conird é uma promoção da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem – ABID em parceira com Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) e o Ministério da Integração Nacional.

(Clas Comunicação)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *