JOÃO DE DEUS E SÃO GONÇALO RECEBERAM MUTIRÃO DA HANSENÍASE E TUBERCULOSE NESSE SÁBADO

unnamedNo último sábado, 07, a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, SMS, através das ações da Vigilância em Saúde do município realizaram várias ações focais na busca de orientar e prevenir as comunidades do São Gonçalo e do João de Deus sobre o risco e perigos da tuberculose e hanseníase, respectivamente. Na oportunidade, testes rápidos para HIV e Sífilis foram realizados, aferição de Pressão arterial, PA, diagnóstico da Tuberculose e outras atividades de Saúde.

O espaço da Escola João Batista na comunidade do São Gonçalo ficou pequeno para quantidade de pessoas que buscou a unidade para a realizar de exames e diagnósticos de saúde.

O coordenador do Programa Municipal de Tuberculose, Walter Ataalpa, preparou todo o espaço para acolher a todos que puderam realizar todos os procedimentos na comunidade. “Tudo foi montado de acordo com necessidade das pessoas, a acessibilidade, os stand da saúde foram distribuídos de forma estratégica para atender a todos. Nossa meta é aproximar a população das ações de saúde e identificar os determinantes sociais que afetam a população”, explicou.

A equipe realizou os chamados “testes do escarro”, que após a análise do resíduo coletado  é possível identificar se há ou não infecção com a tuberculose, caso os resultados das amostras sejam positivos, o usuário é imediatamente encaminhado para a unidade de Saúde mais próxima. Os alunos do 1ª e 2ª ano receberam todas as orientações sobre o que é a Tuberculose e as principais vias de infecção da doença, ao todo Petrolina conta com 70 casos em tratamento da tuberculose.

Na comunidade do João de Deus, a hanseníase foi o foco de combate e de orientação durante todo o sábado, a comunidade foi convidada a realizar o exame junto a equipe da Vigilância em saúde, e o coordenador do programa de Hanseníase, Francisco Freitas, aproveitou a oportunidade e já convidou a toda a população que não conseguiu realizar o exame a buscar as atividades na AME da Vila Eduardo no próxima sábado.

“É muito importante que as pessoas tenham um diagnóstico prévio da Hanseníase. A doença oferece todas as condições de cura se tratada previamente, os principais sinais são sempre perceptíveis na pele pelos profissionais habilitados, manchas que, se tocadas a pessoas não sente, e mesmo, manchas bem claras podem ser um sinal da doença. O usuário que não conseguiu realizar o exame podem buscar no próximo dia 14 de junho a nossa equipe na AME da Vila Eduardo”, esclareceu o técnico em Epidemiologia Francisco Freitas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *