PROJETO AEDES TRANSGÊNICO DESENVOLVIDO EM JUAZEIRO É DESTAQUE NA “VEJA” DESTA SEMANA

unnamedO Projeto Aedes transgênico (PAT) foi divulgado na edição da revista Veja desta semana (01 a 07). A matéria é resultado da série “Expedição Veja” que esteve presente em Juazeiro e Petrolina na semana passada.  No texto o Jornalista Kalleo Coura afirma que os mosquitos geneticamente modificados soltos na natureza “se transformam em um exército de combate a dengue”.

Ele acrescenta ainda que a linhagem transgênica OX513A é capaz de reduzir em 90% a população dos mosquitos transmissores do vírus da dengue. Jacobina, região norte da Bahia, é citada na matéria como a primeira cidade do mundo a receber os mosquitos transgênicos, local onde o projeto já apresenta bons resultados: redução de 92% no número de mosquitos Aedes aegypti, no bairro Pedra Branca, um dos primeiros a receber o programa.

Para a superintendente da Moscamed, Carla Santos, é uma grande satisfação ver o Projeto Aedes Transgênico numa revista de circulação nacional “O PAT tem apresentado bons resultados e o jornalista Coura compreendeu tão bem esta informação, que está na torcida para que o projeto avance mais”, declara Santos.

Coura encerra a matéria informando aos leitores que o PAT pode ser mais um método de controle do Aedes aegypti em todo o país “Se o resultado final for tão bom quanto o inicial, a técnica será incorporada pelo Ministério da Saúde como um dos mecanismos de combate à dengue em escala nacional”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *