Aumentar a produção e a qualidade dos produtos de forma sustentável é um dos desafios do agronegócio no Vale do São Francisco e, para vencê-lo, empreendedores rurais de Juazeiro apostam na inovação e tecnologia trazida pelo Programa Sebraetec. A Associação dos Fruticultores do Perímetro Irrigado de Curaçá (Afrupec), que atua na produção de coco, manga, uva, goiaba e maracujá, é um dos empreendimentos contemplados pelas consultorias.
A agroindústria da comunidade, que há 10 anos trabalha na produção in natura das frutas, se prepara para lançar no mercado um preparado líquido para refresco. Nessa nova etapa, a instituição recebeu o projeto completo de identidade visual, incluindo a criação de uma logomarca que traduzisse a mensagem que o fabricante pretende passar para seu público-alvo. “A parceria do Sebrae e da empresa de comunicação contratada resultou num trabalho excelente. Acredito que um material de divulgação de qualidade faz muita diferença e vai ajudar a consolidar a nossa marca no mercado. Vamos partir para as vendas com muito mais segurança”, afirmou o diretor de marketing da Associação, Josival Barbosa.
De acordo com a gerente regional do Sebrae Juazeiro, Jussara Oliveira, o programa garante aos empreendedores e donos de micro empresas o acesso a consultorias que promovem melhoria em processos produtivos, produtos, embalagem, gestão e marketing, novos modelos de negócios, adequação logística, gestão ambiental, entre outros benefícios. “O Sebraetec serve como elo entre os empresários e as empresas de consultorias e é uma solução para ajudar os pequenos negócios a inovar, afinal, inovação é um diferencial competitivo no mercado”, destaca Jussara acerca das ações do programa, que são subsidiadas pelo Sebrae em até 80%.
Na região de Juazeiro, mais de 30 pequenos negócios tiveram acesso a capacitações e consultorias, introduziram práticas de inovação e tecnologia e já mudaram a realidade de seus negócios. A Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), formada por 204 cooperados, representa essa realidade. Com 10 anos de existência, a cooperativa mantém força no comércio interno e já sustenta seu nome na comercialização dos produtos em outros países, como Itália, França e Áustria. A microempresa contou com apoio do Sebraetec no acesso a certificação orgânica e a garantia da qualidade dos seus produtos e também teve apoio no processo de criação da identidade visual. “O Sebrae sempre tem estado junto a Coopercuc e nos ajudou a enxergar possibilidades, tendo em mente a necessidade de busca contínua de mudanças e inovações no processo de produção. No nosso caso, aplicamos duas soluções de inovação que são a tecnologia e o acesso ao mercado e já temos outra visão empresarial, focada na competitividade e sustentabilidade”, conta Adilson Ribeiro, presidente da cooperativa.
Além das cooperativas e associações, também podem ter acesso às ações do Sebraetec empresas de pequeno porte, microempresas e produtores rurais que disponham da inscrição municipal/estadual correspondente ou do Registro do Produtor Rural, emitido pela Receita Federal. O programa oferece consultorias subsidiadas nas áreas de Design, Produtividade, Propriedade intelectual, Qualidade, Inovação, Sustentabilidade e Tecnologia da Informação e Comunicação.
