PREFEITO ANUNCIOU O INÍCIO DA II ETAPA DO MINHA CASA RURAL EM MANIÇOBA

unnamedO prefeito Isaac Carvalho – acompanhado dos secretários Jorge Cerqueira (Agricultura e Pecuária), Eduardo Lopes (Serviços Públicos) e do líder do governo na Câmara Municipal, Crisóstomo Lima (Zó) – anunciou na manhã desta terça-feira (3) o inicio da segunda etapa do Programa “Minha Casa, Minha Vida Rural”, que contemplará o povoado de Campos, distrito de Maniçoba, com 40 unidades habitacionais. O primeiro contrato assinado contemplou o distrito de Massaroca com 14 moradias.

 O Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR, integrante do Programa Minha Casa Minha Vida – PMCMV, é um convênio da Prefeitura de Juazeiro com o Ministério das Cidades através do Banco do Brasil e em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Araci (IDESA) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STRJ).

 A assinatura dos contratos contou com a participação do gerente geral do Banco do Brasil/Agência Juazeiro, Marco Aurélio Nunes, do diretor do IDESA, Péricles Bahia, do presidente do STRJ, Emerson Mitu, da presidente da Associação dos Moradores da localidade, Francisca Maria, além dos vereadores Agnaldo Meira, Anderson Alves, Damião Medrado, Anastácio e Caffé.

“Estamos muito felizes com a conquista dessas moradias para nossa comunidade. É um sonho realizado após muitos anos de luta e por isso agradecemos ao prefeito Isaac, ao Banco do Brasil, ao IDESA e ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais”, frisou a comunitária Maria Francisca. Para Emerson Mitu, do STRJ, devido à articulação entre as três esferas de governo Juazeiro tem sido contemplada com importantes projetos. “Tanto o governo federal quanto o estadual, mas o empenho do prefeito Isaac em buscar recursos e projetos, o município tem se desenvolvido cada vez mais. E o nosso sindicato tem uma grande satisfação em também contribuir para trazer essas casas para os trabalhadores rurais desta localidade de Campos”.

O IDESA – que atua em 29 municípios baianos – anunciou o convênio de mais 300 casas  com o STRJ e 200 com a Caixa Econômica Federal. “Estar aqui participando da realização do sonho de tantas famílias é motivo de muita alegria para nós do IDESA. Antes não havia perspectiva nenhuma de habitações rurais, mas depois de Lula e Dilma o cenário mudou”, ressaltou o diretor do instituto, Péricles Bahia.

O gerente do Banco do Brasil, Marco Aurélio Nunes, endossou a importância do programa para Juazeiro. “A assinatura dos contratos desta etapa do programa acontece pela luta de todos os órgãos envolvidos, mas não posso deixar de destacar o empenho e a virtude do prefeito Isaac em se interessar tanto pelos projetos sociais do nosso município,  sempre buscando investimentos”.

Os contemplados pelo programa são os agricultores e trabalhadores rurais e cada unidade tem um custo de construção de R$ 28 mil, mas o beneficiário pagará somente 4% desse valor, sendo quatro parcelas de R$ 285,00 a partir do recebimento do imóvel. “Não tenho nem palavras para dizer o que estou sentindo por saber que agora terei uma casa própria depois de tantos anos de espera morando e trabalhando na zona rural”, emocionou-se a trabalhadora rural Maria de Jesus, de 44 anos.

Isaac Carvalho lembrou que diminuir o déficit habitacional de Juazeiro vem sendo uma das prioridades do governo municipal desde 2009. “A moradia própria para a população que mais necessita sempre foi uma das nossas maiores preocupações. E com o apoio dos governos federal e estadual estamos batendo recordes no número de unidades habitacionais. Na área urbana somos o município baiano que mais recebeu casas e agora estamos chegando com muita força também na área rural, numa parceria ampliada com esses grandes parceiros que são o Banco do Brasil, o IDESA e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais”, explicou o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *