PROCON JUAZEIRO COMEMORA UM ANO COM MAIS DE 1500 ATENDIMENTOS

blogqspjusticadefesaconsumidorO Procon de Juazeiro comemora neste mês de maio um ano de funcionamento. Nesse período foram registrados mais de 1500 atendimentos (883 em 2013 e 705 nos primeiros meses do ano corrente). Além de Juazeiro, a unidade atende consumidores dos municípios do Norte baiano (Casa Nova, Sento Sé, Curaçá, Jaguarari, Uauá) e da cidade vizinha, Petrolina.

Entre as maiores reclamações apresentadas ao órgão, por ordem estão: 1º – telefonia móvel (conta, sinal, serviço, etc); 2º – eletrodomésticos (tv, geladeira, ar condicionado, garantia, assistência técnica, garantia estendida) e 3º – assuntos financeiros (cartões de credito, empréstimos, financiamentos, etc).

De acordo com o coordenador da unidade, Carlos Túlio Cruz, dos mais de 1500 registros nesse primeiro ano, apenas, aproximadamente, 250 foram encaminhados a justiça. “Isso quer dizer que 84% dos problemas que chegaram até o órgão foram resolvidos. Quer dizer que 1250 pessoas não precisaram ir a justiça e esperar entre 1 ano e meio a 3 anos. Significa que de cada 10 pessoas que nos procuraram, 8 encontram respostas para seus problemas”, expõe o coordenador.

Questionado se houve mudança nas relações entre os prestadores de serviços e consumidores com a chegada do Procon no município, Carlos Túlio relata que sim. “De certa forma houve uma mudança de atitude e de posicionamento por parte das empresas. O consumidor agora não se sente mais sozinho e as empresas sabem disso. Há mais respeito por parte das empresas, tanto com o consumidor, quanto em relação ao órgão”.

O Procon municipal é uma parceria da Prefeitura de Juazeiro com o Governo do Estado e entre suas atribuições está o atendimento aos consumidores no contato direto, mediante a formalização de reclamações, realização de audiências em busca de acordos, encaminhamento de situações controvertidas para o Juizado Especial Cível, além de orientações jurídicas com o compromisso de respeitar o Código de Defesa do Consumidor.

De presente, o órgão municipal recebeu do Estado, atendendo requisição da Prefeitura Municipal, mobiliário e equipamentos novos que já estão a disposição dos consumidores.

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