O Procon de Juazeiro comemora neste mês de maio um ano de funcionamento. Nesse período foram registrados mais de 1500 atendimentos (883 em 2013 e 705 nos primeiros meses do ano corrente). Além de Juazeiro, a unidade atende consumidores dos municípios do Norte baiano (Casa Nova, Sento Sé, Curaçá, Jaguarari, Uauá) e da cidade vizinha, Petrolina.
Entre as maiores reclamações apresentadas ao órgão, por ordem estão: 1º – telefonia móvel (conta, sinal, serviço, etc); 2º – eletrodomésticos (tv, geladeira, ar condicionado, garantia, assistência técnica, garantia estendida) e 3º – assuntos financeiros (cartões de credito, empréstimos, financiamentos, etc).
De acordo com o coordenador da unidade, Carlos Túlio Cruz, dos mais de 1500 registros nesse primeiro ano, apenas, aproximadamente, 250 foram encaminhados a justiça. “Isso quer dizer que 84% dos problemas que chegaram até o órgão foram resolvidos. Quer dizer que 1250 pessoas não precisaram ir a justiça e esperar entre 1 ano e meio a 3 anos. Significa que de cada 10 pessoas que nos procuraram, 8 encontram respostas para seus problemas”, expõe o coordenador.
Questionado se houve mudança nas relações entre os prestadores de serviços e consumidores com a chegada do Procon no município, Carlos Túlio relata que sim. “De certa forma houve uma mudança de atitude e de posicionamento por parte das empresas. O consumidor agora não se sente mais sozinho e as empresas sabem disso. Há mais respeito por parte das empresas, tanto com o consumidor, quanto em relação ao órgão”.
O Procon municipal é uma parceria da Prefeitura de Juazeiro com o Governo do Estado e entre suas atribuições está o atendimento aos consumidores no contato direto, mediante a formalização de reclamações, realização de audiências em busca de acordos, encaminhamento de situações controvertidas para o Juizado Especial Cível, além de orientações jurídicas com o compromisso de respeitar o Código de Defesa do Consumidor.
De presente, o órgão municipal recebeu do Estado, atendendo requisição da Prefeitura Municipal, mobiliário e equipamentos novos que já estão a disposição dos consumidores.