Alunos da Rede Municipal de Petrolina foram classificados na Operação Cisne Branco da Marinha do Brasil

A Secretaria Municipal de Educação de Petrolina (SMEP) informa, por meio da Marinha do Brasil – Agência Fluvial de Juazeiro, que a lista dos alunos selecionados na Operação Cisne Branco (concurso de redação da Marinha do Brasil) já foi divulgada. Entre as três Escolas Municipais participantes, seis alunos foram selecionados e receberão diplomas e medalhas de ouro, prata ou bronze, de acordo com a classificação.

A Operação Cisne Branco busca despertar na comunidade escolar, o interesse pelos assuntos relacionados à Marinha e às coisas do mar. Para participar os alunos devem cursar a partir do 7º ano do ensino fundamental ou cursar o ensino médio. Os alunos avaliados tiveram que escrever uma redação com os temas: “Navegando em um navio da Marinha do Brasil na Amazônia Azul” (Ensino Fundamental); e “A importância da Amazônia Azul para o Brasil” (Ensino Médio).

As três instituições educacionais que tiveram seus alunos selecionados foram: Escola Municipal Jacob Ferreira – com as alunas: Hozana Vitória do Nascimento Santos (medalha de ouro) e Joanna Thais Soares Barbosa (medalha de prata); Escola Municipal Eliete Araújo – com as alunas: Loressa Estefane da Costa Viana (medalha de ouro), Vitércia Kedna de Amorim Mangabeira (medalha de prata) e Ely Vieira Santos (medalha de bronze) e na Escola Municipal Mãe Vitória – com o aluno: Geferson Menezes Brandão (medalha de bronze).

Segundo a coordenadora pedagógica da escola Jacob Ferreira, Vera Lúcia de Oliveira, que acompanhou todo o processo de produção de texto das alunas, é muito importante o resultado dessa seleção textual, porque mostra o empenho das estudantes e reflete no ensino aplicado. “A produção textual é um trabalho de idas e vindas e nossas alunas tiveram a sabedoria de reescrever várias vezes, buscando um trabalho de qualidade. Elas possuem boa desenvoltura e tem ótimas notas escolares. Agora, estamos felizes porque parte da vitória foi conquistada e o próximo passo é torcer para que Hozana tenha sua redação escolhida a nível distrital também”, frisou.

“Essa é mais uma premiação para os estudantes da Rede Municipal de Petrolina, que muito nos alegra. Trazemos como premissa na Gestão Educacional o Protagonismo Juvenil, ou seja, o jovem sendo autor e ator da sua história. Portanto, recebemos essas premiações como consolidação e resultado de Políticas de Educação com foco na qualidade. Assim, parabenizamos nossos estudantes e equipe escolar desejando ainda mais sucesso”, destacou a Secretária de Educação, Célia Regina Carvalho.

A cerimônia de entrega das medalhas e dos diplomas de participação dos alunos está prevista para ocorrer no dia 09 de dezembro, às 9h (horário de Brasília), nas dependências da Agência Fluvial. Além dos seis alunos terem sido selecionados a nível escolar, a aluna Hozana Vitória do Nascimento Santos, 14 anos, do 9º ano, que estuda na Escola Jacob Ferreira foi também vencedora do nível cidade e teve sua redação com o título: “Nossa Amazônia Azul: Espaço de ricas culturas”, encaminhada para o Comando do 2º Distrito Naval, em Salvador, a fim de concorrer a nível Distrital, juntamente com as outras melhores redações das cidades participantes.

(Elida Maria – Ascom Petrolina)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *