Produtores do Bebedouro adquirem máquinas através do Banco do Empreendedor‏

Com intuito de ampliar a área de colheita e reduzir o tempo de trabalho que antes era realizado pelos trabalhadores rurais através da mão-de-obra, os agricultores do Perímetro Irrigado Bebedouro, que fica a 30km do Centro de Petrolina, fizeram a aquisição de duas máquinas agrícolas (colheitadeiras) através do Programa Municipal Banco do Empreendedor para colher feijão e milho. A demonstração da utilização dos equipamentos foi apresentada na tarde da última sexta-feira (18), em visita feita ao local pelo prefeito Julio Lossio, acompanhado pelo secretário de Irrigação, Newton Matsumoto, o Assessor Especial de Finanças, Alvanilson Pires e a representante da Agência de Crédito, Elaine Andrade.

O Banco do Empreendedor foi criado pela Prefeitura de Petrolina em parceria com a Agência de Crédito, que é habilitada pelo Ministério do Trabalho com o objetivo de oferecer crédito orientado, de forma ágil e acessível e com baixas taxas de juros aos micros e pequenos empreendedores de Petrolina.

No Perímetro Irrigado Bebedouro, o crédito adquirido pela Associação Agrícola dos Produtores do Bebedouro (AAPB) foi de R$ 20 mil, realizado coletivamente, por meio de crédito individual para cada um dos 24 agricultores participantes do empréstimo. Com a aquisição do valor, os produtores deram entrada em duas máquinas agrícolas que aperfeiçoam os trabalhos no campo. “Com as máquinas teremos uma colheita mais rápida, economizaremos no tempo e também nos custos. Hoje em dia o agricultor que não estiver com equipamentos mecanizados para colher as sementes plantadas perde muito tempo com a mão-de-obra”, disse um dos produtores participante do empréstimo, José Balbino Neto.

De acordo com o presidente da AAPB, Rogério Passos, a associação é formada por 80 agricultores que plantam feijão e milho numa área de 300 hectares e a partir da aquisição das máquinas a pretensão é que esse número chegue a 500 hectares de plantações e beneficie mais de 50 famílias. “Através das máquinas teremos uma redução de 50% dos custos com a mão-de-obra e um rendimento muito amplo. Poderemos também plantar numa área maior que permitirá cumprir nossos contratados de acordo com as demandas oferecendo segurança e tranquilidade. Para nós, o Banco do Empreendedor chegou numa hora muito especial, porque estávamos precisando desse crédito e não sabíamos de onde tirar o capital para isso, porém quando fomos procurar o prefeito Julio Lossio de imediato nos apresentou esse programa que foi aceito e que estar dando certo”, ressaltou.

“Queremos ajudar as pessoas a fomentar suas atividades em diversas áreas como, por exemplo, estamos proporcionando através do Banco do Empreendedor unidades para desenvolvimento da piscicultura. Nossa preocupação é que o programa possa promover o pequeno e médio empreendedor a terem liberdade de realizar seus trabalhos através do nosso apoio, e partir disso, ampliar seus negócios”, frisou o prefeito Julio Lossio.

O projeto do Perímetro Irrigado Bebedouro é produtor de sementes e possui contratos com diversas instituições, como o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa).

(Cintia Sacramento – Ascom Petrolina/Foto)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *