Boas notícias marcam abertura do XXI Conird em Petrolina-PE

O ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho, confirmou durante a abertura do XXI Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem – Conird, na noite do último domingo (20), no Sest/Senat em Petrolina-PE as principais metas da nova política nacional de irrigação, que pretende, entre outros avanços, dobrar em quatro anos a área irrigada do país e implantar o Programa de Irrigação para o Semiárido com o aporte de mais 200 mil hectares de perímetros irrigados nos Estados de Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e Ceará.

Falando para um auditório completamente ocupado por representantes do setor produtivo, autoridades, pesquisadores, professores, estudantes e fabricantes de equipamentos e insumos, Fernando Bezerra Coelho também destacou a missão da recém-criada Secretaria Nacional de Irrigação – Senir, e as ações do secretário, Ramon Flávio Rodrigues, também presente à solenidade.

O ministro elogiou a iniciativa dos realizadores do XXI Conird- Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem – ABID em parceira com Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) e o Ministério da Integração Nacional, e comentou a escolha por Petrolina. “Uma região que é um dos principais pólos de fruticultura irrigada e apresenta potencialidades e oportunidades agrícolas e industriais, além da disponibilidade de água, solos adequados, clima favorável e da sólida base tecnológica de produção irrigada, razões que a fazem ser um importante espaço para debate e troca de experiências de sucesso”.

O presidente da ABID, Helvecio Matana abriu os trabalhos da noite falando sobre o novo momento vivido pela agricultura irrigada brasileira com o incentivo da presidente Dilma Rousseff, e detalhou alguns dos temas que serão debatidos até o final do Congresso, no próximo dia 25. “Com o slogan, As oportunidades de Empreendedorismo na Agricultura Irrigada”, teremos uma programação composta de 12 oficinas, três seminários, quatro conferências, dois workshops com conferencistas internacionais, visitação de estandes, sessão pôsteres e dois dias de campo nos projetos agrícolas da região. Os eixos centrais dos debates serão: O mercado interno e externo – cenários e tendências, eficiências no uso da água para irrigação e fertirrigação; alternativas de exploração agrícola/pecuária; e gestão e sustentabilidade econômica, social e ambiental, além do foco nas oportunidades de negócios”.

O Secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Ranilson Ramos, na oportunidade também representando o governador Eduardo Campos, agradeceu aos apoios, enumerou alguns investimentos da nova fase de ampliação das áreas irrigadas no Estado e falou da elaboração de um Plano Diretor em Agricultura Irrigada para Pernambuco, inspirado no modelo implantado com êxito em Minas Gerais, que inclusive será tema de uma das oficinas do XXI Conird.

O vice-prefeito de Petrolina, Domingos Sávio deu as boas vindas aos participantes, colocando a estrutura da cidade à disposição dos inúmeros visitantes, e destacou a importância da produtividade da água e eficiência da irrigação para a produção de alimentos no Brasil e no mundo. ” O Vale do São Francisco, à frente os municípios de Petrolina-PE e Juazeiro-BA é exemplo claro da força e sustentabilidade da agricultura irrigada enquanto vetor de desenvolvimento com sustentabilidade”, concluiu Domingos Sávio.

(Clas Comunicação)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *