Cine Mais Cultura promove segunda oficina de capacitação para entrega de kits audiovisuais

Na próxima segunda-feira (21/11) começa a segunda etapa da Oficina do Cine Mais Cultura em Pernambuco, que está capacitando os representantes das entidades selecionadas através de edital lançado pela Fundarpe a trabalhar com os Kits audiovisuais fornecidos pelo Ministério da Cultura. Ao longo de toda a semana, cineclubistas do Agreste e Sertão pernambucanos vão participar do curso, que já foi ministrado na semana passada aos ativistas de outras regiões. 

O Projeto do Cine Mais Cultura é fruto da parceria entre os governos Federal e Estadual, visando implantar as ações descentralizadas do Programa Mais Cultura em nosso estado. O objetivo é promover o acesso da população ao cinema e apoiar a difusão da produção audiovisual brasileira por meio da sua exibição fora dos circuitos comerciais.

São 46 entidades privadas sem fins lucrativos, habilitadas a participar das Oficinas de Capacitação que serão realizadas pela FEPEC – Federação Pernambucana de Cineclubes, através do Acordo de Cooperação Técnica e Financeira celebrado entre o CNC – Conselho Nacional de Cultura e a Fundarpe. Após a capacitação as instituições selecionadas receberão os kits enviados pelo MinC.

Na contrapartida, os selecionados garantem a democratização do acesso as obras audiovisuais, o estímulo à formação de redes sociais e culturais, a formação de plateia crítica, o envolvimento e a participação da comunidade na gestão, o apoio à produção audiovisual brasileira com a exibição não comercial dessas obras e o fomento à exibição, intercâmbio e divulgação.

(Cirlene Leite)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *