SECRETARIA DE CIDADANIA DÁ INÍCIO A ‘SEMANA DE COMBATE AO ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES’

unnamedA prefeitura de Petrolina, através da secretaria de Cidadania, aderiu à campanha nacional ‘Faça Bonito’, e dá início hoje (13), a ‘Semana de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes’, que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância  da prevenção e do enfrentamento do problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes em todo país.

A secretária de Cidadania, Célia Regina, reitera que o tema não deve ser tratado somente nesta semana, mas todos os dias. “ A campanha será encerrada dia 18 de maio, mas esse é um trabalho diário e que deve ser continuo, temos que multiplicar esse pensamento, observando mais ao redor e ficando atentos a disseminação de informações contextualizadas e de orientações que permitam que a sociedade como um todo, cidadãos e cidadãs, entendam a gravidade do problema e ajudem a combater o abuso e a exploração sexual de crianças, que é uma das piores e mais perversas formas de violação aos Direitos Humanos.”, frisa Célia Regina.

A Campanha

O dia 18 de maio foi escolhido como data nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, porque em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, foi vítima de um crime que chocou o país. Ela tinha apenas oito anos de idade quando foi sequestrada, estuprada e morta. O seu corpo, desfigurado por ácido, apareceu em uma movimentada rua de Vitória, Espírito Santo.

Para marcar a campanha em Petrolina, até o dia 18 de maio, serão realizadas diversas ações para divulgação e mobilização da sociedade para o enfrentamento da violência.  A campanha tem o slogan “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes” e tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação com a causa junto à sociedade.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes busca manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as crianças.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *