Prefeitura de Petrolina e Projeto Bea promovem troca de experiências entre jovens do município e da Itália através de videoconferência

Troca de experiências e curiosidades entre jovens brasileiros e italianos sobre o tema: “Violência e Direitos Humanos” marcaram a manhã de vários jovens do Programa Vida Nova – Centro da Juventude, que participaram nesta sexta-feira (11), de uma videoconferência. O encontro virtual aconteceu na sede da Superintendência da Juventude, localizada no Parque Municipal Josepha Coelho e na Escola de Ensino Médio Superior “Ciências Humanas” no Instituto Maria Ausiliatrice, em Padova, Itália.

A ação foi realizada pela Prefeitura de Petrolina, através da Superintendência da Juventude ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), em parceria com o Projeto Bea, desenvolvido pela Associação de Promoção Social En.A.R.S. de Padova, Itália. O principal objetivo da videoconferência foi envolver os adolescentes e jovens acolhidos pelo programa Nova Vida, de forma que interagissem e trocassem experiências com os da Itália. Além da ação ocorrida hoje, ontem (10) houve uma oficina também sobre violência, onde foram discutidos assuntos que envolveram os direitos humanos focando a violência doméstica e sexual.

O Projeto Bea inseriu as videoconferências como um dos instrumentos para desenvolver boas práticas nas áreas de educação e formação continuada desde 2009 aqui em Petrolina. De acordo com a coordenadora das videoconferências do Projeto Bea realizadas no município, Chiara Menorello, a ação promove a interação dos jovens e a quebra dos preconceitos por ambos os lados que percebem gostos e semelhanças. “Trabalhamos com a mesma temática aqui em Petrolina e lá na Itália. Na oficina realizada ontem e hoje, houve a troca das experiências, fazendo com os jovens sejam os protagonistas dessa oportunidade”, explicou.

Para a jovem Raquel Alves, 20 anos, que faz parte do Programa Vida Nova, o evento foi muito proveitoso. “Infelizmente, a violência é algo que não acaba do dia para a noite e temos que saber driblar. Dialogar sobre a realidade com jovens de outro país e ver nossas semelhanças nos faz refletir que infelizmente alguns problemas existem não só aqui no Brasil, mas no mundo inteiro”, destacou. Já para a Marilene Silva, 26, que também participou da videoconferência o momento foi marcante. “Pela primeira vez pude falar com os italianos e discutir um assunto tão forte na sociedade. Foi uma troca de experiências que levaremos para o resto da vida”, afirmou.

Segundo o Superintende da Juventude, Robson Rocha, a videoconferência é um momento ímpar, em que se promove a interculturalidade. “Temos um programa social que trabalha com jovens em vulnerabilidade social e hoje através do Projeto Bea é realizada a troca de ideias entre os dois mundos. Poder observar como a juventude na Europa vive em forma de “bate-papo” entre jovens da mesma idade é fundamental e desde o início da atual gestão tem se trabalhado a questão da discussão, desde a troca de políticas públicas, até mesmo a interação com jovens de outros países”, frisou o superintendente.

Programa Vida Nova – Centro da Juventude

Promovido pela Superintendência da Juventude, o programa assegura o desenvolvimento pessoal e social e qualificação profissional de adolescentes e jovens na faixa etária de 16 a 28 anos, em situação de vulnerabilidade e/ou risco pessoal e social, por meio de ações que promovam a inserção ou reinserção familiar ou comunitária, na escola e no mundo do trabalho.

(Élida Maria – Ascom Petrolina)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *