HRJ contribui para a formação de profissionais de saúde na região

Tendo como missão garantir à população usuária do SUS uma assistência humanizada, de qualidade e integrada ao ensino e à pesquisa, o Hospital Regional de Juazeiro (gestão IMIP) tem avançado cada vez mais na área do ensino. Contando, atualmente, com 134 estagiários das diversas áreas de saúde (enfermagem, medicina, fisioterapia e psicologia) vindos de várias universidades e cursos técnicos da região (Univasf, Uneb – campus de Senhor do Bonfim, UPE e CETEP) o HRJ constitui um importante campo de estágio na região, desempenhado um papel fundamental na formação dos futuros profissionais de saúde.

Apresentando convênios com instituições de ensino da região desde que foi fundado, em julho de 2007, o Hospital Regional de Juazeiro conta com o estágio curricular, que é obrigatório nas universidades e tem uma duração que varia de curso para curso, e o estágio extracurricular, que apresenta processo seletivo, é remunerado e tem a duração de seis meses. Além disso, vale destacar que o HRJ conta com os cursos de Residência Médica nas áreas de Cirurgia Geral e Clínica Médica, constituindo o primeiro hospital do país que teve cursos de residência aprovados antes de completar um ano de funcionamento.

Estagiário em Clínica Médica no HRJ desde o dia 24 de outubro, o estudante do 9º período do curso de medicina da Univasf, Marcelo Henrique, é um dos que valorizam a passagem pela unidade de saúde. “É importante demais. Nosso curso tem 12 semestres, oito a gente passa na sala e aula e quatro nós passamos estagiando, e isso faz toda a diferença. Na faculdade a gente aprende a parte teórica, aqui, nós aprendemos o dia-a-dia. Vemos como lidar com os pacientes, como fazer os procedimentos, os manejos. Nosso conhecimento aumenta exponencialmente quando estamos no estágio”, comenta.

De acordo com o coordenador de ensino e pesquisa do HRJ, José Antônio Bandeira, essa convivência das universidades com o hospital é uma das bandeiras do IMIP e tende a ser reforçada cada vez mais, uma vez que favorece tanto aos estudantes e à unidade de saúde, quanto à comunidade em si. “O nosso grande objetivo é formar profissionais que sejam voltados para o cuidado humanizado e estejam sempre preocupados com a atualização. Sabemos que estes estudantes um dia serão nossos profissionais. Pretendemos aumentar o número de estagiários extracurriculares e de vagas nas residências, além de criar novos programas. A ideia é sempre fortalecer o ensino, porque a gente sabe que é através do ensino, da formação de profissional que, no futuro, a gente consegue ter o retorno de qualidade para o cuidado melhor aos pacientes da região”, conclui.

(Ascom HRJ)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *