POSTOS DE SAÚDE DE JUAZEIRO MOBILIZADOS NA SEMANA DO BEBÊ 2014

unnamedA Prefeitura de Juazeiro realiza de 11 a 17 de maio a Semana do Bebê com as parcerias do Selo UNICEF, Universidade do Vale do São Francisco – UNIVASF e da Faculdade do São Francisco de Juazeiro – FASJ.

Durante a semana, as Equipes de Saúde da Família (ESF) estarão mobilizadas dentro do tema do evento: “Amamentação: alimento, amor e proteção” e debatendo sobre os direitos da primeira infância nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

No dia 13, às 8h30, a equipe da UBS do Piranga realizará na Creche Nossa Senhora dos Aflitos atividades educativas voltadas para a importância da amamentação, ações de imunização e orientações sobre acidentes domésticos para o público infantil. No dia 15, haverá café da manhã na unidade do bairro para as gestantes, a partir das 8h.

A programação no posto de saúde do Angari será voltada para os cuidados alimentares. O evento começará às 8h30, com a participação de nutricionista que orientará as mães quanto aos hábitos saudáveis e sua importância para o desenvolvimento e crescimento com saúde.

As atividades continuam no Residencial Praia do Rodeadouro, dia 14, às 8h30. A ESF da Unidade do Parque Residencial realizará ações na área de lazer da localidade abordando temas educativos como: higiene bucal, vacinação, dentre outras temáticas para o público infantil.

A Secretaria da Saúde estará fortalecendo as ações em prol da qualidade de vida das crianças e adolescentes de Juazeiro, afirma o secretário da Saúde Cássio Garcia. “Serão atividades intersetoriais feitas em conjunto com as Secretarias de Educação e Assistência Social, além da UNIVASF e a FASJ. As ações propostas pela UNICEF e que visam melhorar a vida do público infantil e jovem. As escolas, o CREAS, CRAS também estarão realizando oficinas, palestras e debates”, frisou.

Para concluir, o titular da pasta fala da importância da amamentação e do parto normal. “Além de um ato de amor, o aleitamento deve ser exclusivo nos primeiros seis meses. Se a mãe tiver alguma dificuldade, procure apoio nos postos de saúde, pois o leite materno é suficiente e importante para a saúde da criança. A Maternidade vem sempre orientando as gestantes com relação ao aleitamento exclusivo e a prioridade do parto normal, que é uma orientação do Ministério da Saúde. O município já conta com as Doulas que são voluntárias que dão apoio físico e emocional aos familiares e às usuárias que buscam assistência ao parto”, destacou Cássio Garcia.

O encerramento da Semana do Bebê será dia 17 com o acolhimento promovido pela FASJ nas Casas de Passagem Rosa Menina e Messe de Amor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *