Secretaria de Saúde de Petrolina celebra Dia Mundial do Diabetes com atendimentos e palestras para a população

Uma doença silenciosa que atinge cerca de 245 milhões de pessoas no mundo e que hoje está entre as cinco doenças que mais levam ao óbito. Com o propósito de chamar a atenção para estes dados alarmantes e, sobretudo, para sensibilizar a população em relação à importância da prevenção e tratamento adequado, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), celebrou nesta quinta-feira (10), o Dia Mundial do Diabetes, comemorado oficialmente no dia 14 de novembro. A ação foi realizada na AME Lia Bezerra, no bairro José e Maria, onde foram disponibilizados serviços para a comunidade local.

Quem foi até a Unidade Básica de Saúde nesta quinta-feira contou com o trabalho dos profissionais que estavam realizando aferição de pressão arterial, teste de glicemia para rastreamento do diabetes, avaliação dos pés, olhos e da boca. Também havia na programação orientações sobre o diagnóstico, tratamento, nutrição, exercícios físicos e direitos das pessoas com diabetes. A dona de casa Maria Lúcia Silva, de 52 anos, que descobriu a doença há quatro meses, achou importante realizar esse tipo de ação. “Hoje vim consultar o meu filho e quando cheguei já aproveitei para participar. Também me orientaram sobre minha alimentação, os cuidados que devo ter. Tudo isso é muito bom”, afirmou.

A coordenadora da Assistência Farmacêutica, Maria Thereza Moraes, explicou que se o tratamento for realizado de forma adequada, complicações da doença podem ser evitadas. “O diabetes precisa ser diagnosticado o quanto antes e deve ser acompanhado de perto, tomando todos os cuidados essenciais. A prevenção ainda continua sendo a forma mais eficaz. É o que vem sendo defendido pelo Ministério da Saúde, pela Organização Mundial da Saúde e a SMS também vem trabalhando nesse sentido, cuidando das pessoas”, declarou.

O Dia Mundial do Diabetes foi criado há 20 anos, através de uma parceria com a Organização Mundial da Saúde e pela International Diabetes Federation, devido ao aumento desenfreado por todo o mundo. Com a ameaça de que em 30 anos os números possam chegar a 380 milhões de pessoas com a doença, o Ministério da Saúde e demais governos estaduais e municipais, começam a trabalhar cada vez mais com a prevenção. “Cerca de 12% da população tem diabetes e por dia surgem em média 500 novos casos. Muitas pessoas não sabem que estão com diabetes e por isso não procuram o atendimento adequado, o que pode piorar o quadro, fazendo surgir complicações. É isso que queremos evitar”, explicou a Secretária de Saúde, Lúcia Giesta.

Sobre a doença – O Diabetes mellitus é uma doença crônica, caracterizada pelo aumento do açúcar no sangue devido à falta total ou parcial da insulina no organismo. Mesmo sendo considerada a principal fonte de energia do organismo, a glicose quando em número elevado pode trazer sério danos à saúde. A doença pode ser do Tipo I ou Tipo II e Gestacional. Segundo estudos realizados, aproximadamente 22 milhões de pessoas sofrem com a doença. Entre os principais sintomas estão: sede excessiva, perda de peso, fome exagerada, visão embaçada, aumento do volume urinário, fadiga e machucados que demoram a cicatrizar.

(Taísa Alencar – Ascom Petrolina/Foto)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *