Secretária Lúcia Giesta participa de encontro em Brasília junto ao ministro Alexandre Padilha

Atendendo a um convite do Ministério da Saúde (MS), a Secretária de Saúde do município de Petrolina, Lúcia Giesta, esteve em Brasília durante a última semana para participar da 11ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (EXPOEPI). A gestora, membro do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), representou o Estado de Pernambuco no evento em que foram abordados os trabalhos e avanços nas pesquisas desenvolvidas pelo MS nos diferentes pontos do país.

No encontro, que contou com a participação do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o Secretário Executivo de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, foram abordadas as prioridades e desafios da vigilância em saúde no Brasil, onde estavam incluídos a ampliação da capacidade de resposta às emergências em saúde pública, a redução do impacto das Epidemias de Dengue, a Redução da morbimortalidade de Tuberculose, dos casos de Malária na Região Amazônica, da transmissão do HIV/AIDS, além da eliminação da sífilis congênita.

Ainda durante a EXPOEPI, foram discutidos os desafios e aprimoramento do Programa Nacional de Imunização (PNI), como a possibilidade de introduzir no calendário de vacinação, os imunos contra a Hepatite A, Varicela e HPV. “Esse encontro serviu também para discutir o fortalecimento da vigilância, da prevenção e do controle de doenças não transmissíveis pelo Sistema de Pesquisa por telefone (Vigitel), ferramenta utilizada pelo MS para conhecer o comportamento da população, monitorar a frequência e a distribuição dos fatores de risco para doenças Crônicas não Transmissíveis”, lembrou Lúcia Giesta.

Para a Secretária de Saúde, a 11ª Mostra ao colocar em questão diversas áreas da saúde, mostra a preocupação dos governantes em avançar cada vez mais em busca de ações que visam melhorar o Sistema Único de Saúde (SUS), através das atividades desempenhadas. “Em todos esses dias de encontro estivemos focados em um único objetivo que é o de trabalhar para oferecer uma saúde de qualidade para os brasileiros. Tudo o que foi discutido é de grande relevância e merece nossa atenção, pois estamos focados na melhoria do sistema de saúde. Esse é um pensamento compartilhado pela gestão do prefeito Julio Lossio e juntos vamos procurar ao máximo dar a nossa contribuição”, completou.

Academia da Saúde – Presente no evento, o ministro Alexandre Padilha ressaltou o programa Academia da Saúde. Padilha lembrou que a proposta do Governo Federal é que sejam construídas 4 mil academias, durante os próximos anos. Na oportunidade, também foram anunciadas as primeiras liberações para construção das Academias. Na lista divulgada pelo Ministério da Saúde, a cidade de Petrolina aparece como um dos municípios contemplados.

(Taisa Alencar – Ascom Petrolina)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *