JUAZEIRO FINALIZA CURSO NA ÁREA DE SAÚDE MENTAL COM A 1º TURMA DO PROJETO ‘CAMINHOS DO CUIDADO

blogqspSaúdeMentalA Secretaria da Saúde de Juazeiro encerrou esta semana, na terça 29 e quarta-feira 30, oficinas das primeiras turmas do projeto ‘Caminhos do Cuidado’, iniciado dia 02 de abril. A formação é direcionada neste primeiro momento para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Auxiliares e Técnicos de Enfermagem dos bairros: João Paulo II, Antonio Guilhermino, Parque Residencial, Penha, Palmares, Quidé, Itaberaba e Tabuleiro e segue até o final deste ano.

Para a tutora Thayanna Tavares, o curso vai contribuir de forma positiva na rotina dos profissionais. “É um trabalho inovador que traz uma política antiga, mas pouco conhecida e muitas vezes difícil de lidar. O curso trouxe uma reavaliação do processo de trabalho, levando novas possibilidades de ação e colocando o cuidador na posição de quem é cuidado.

Com a inversão de papeis, por exemplo, a pessoa analisa melhor a situação e deve buscar novas formas de dialogar com o usuário, já que todos nós temos também outras relações de dependências amorosas, químicas, como o uso contínuo de remédios para dor de cabeça, do chocolate, do café, dentre outras”, explicou.

A tutora completa ainda dizendo que os serviços devem melhorar. “Mesmo havendo algumas resistências, percebe-se que muitos vão buscar as melhorias dos serviços e vão ser menos taxativos na hora de atender o paciente. A escuta é a melhor forma de cuidar do usuário”, concluiu.

As oficinas estão sendo ministradas pela articuladora do curso, Carla Lorena Pesqueira, a enfermeira, Danielle Pereira e pela tutora Thayanna Tavares, e esta fase aconteceu na Escola de Formação de Educadores de Juazeiro (EFEJ).

O objetivo é ampliar as possibilidades das práticas de cuidado, acolhimento e escuta aos usuários da área de Saúde Mental do município, com ênfase em crack, álcool e outras drogas.

Para a agente comunitária de saúde do Jardim Vitória/Penha, Glauciele de Almeida Silva, o curso foi bastante produtivo, pois proporcionou uma melhor forma de abordar os usuários e analisar a vida sócio-cultural dos familiares.

“Com as orientações vamos tentar reduzir os vícios sem sermos autoritários e taxativos. Durante os atendimentos iniciaremos um processo de conscientização mostrando os prejuízos que a droga causa tanto para a pessoa como aos familiares e amigos. De forma respeitosa e observando a estrutura familiar, sempre através do dialogo e sem coibir o outro quanto ao uso da droga lícita e ilícita”, explicou.

A articuladora e tutora do projeto em Juazeiro, Carla Lorena Pesqueira, fala da importância do trabalho para os profissionais e comunidade. “O projeto visa fortalecer o cuidado ao usuário de substâncias psicoativas e da rede de Saúde Mental, tornando o acolhimento mais qualificado e resolutivo”, disse.

Para finalizar, a articuladora acrescenta que as próximas turmas iniciarão dias 19 e 20 de maio, no Centro de Saúde III, Angari, encerrando em junho, contemplando os profissionais dos bairros: Maringá, Dom José Rodrigues, Argemiro e Jardim Flórida.

Em julho, o trabalho será novamente estendido a outros Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *