Vereador Zé Carlos Medeiros diz à prefeitura que não pode esconder o escândalo na Saúde em Juazeiro

Não se pode negar o escândalo e o crime na Saúde em Juazeiro: remédios vencidos, depósito imundo e postos de saúde sem medicamentos

A resposta pública da Prefeitura à grave denúncia mostra confissão e falta de responsabilidade com a saúde pública

Povo juazeirense,

No último dia 03 de novembro de 2011, atendendo à denúncia de um funcionário da Secretaria Municipal de Saúde, fui até o almoxarifado do município de Juazeiro, situado ao lado da feira livre, no bairro Alto da Maravilha, para averiguar a grande quantidade de medicamentos vencidos prontos para serem incinerados.

Partindo do pressuposto de que o vereador é empregado do povo e está entre suas obrigações fiscalizar o Executivo e, entendo, também, que, nas propagandas institucionais, o atual prefeito alardeia investimentos na saúde, além da implantação do Programa “Remédio em Casa”, seria, então, contraditório a toda essa publicidade, e mesmo um crime, se a denúncia a mim encaminhada por um funcionário da Secretária Municipal de Saúde se confirmasse.

Chegando ao almoxarifado, identifiquei-me como sendo José Carlos Medeiros – vereador de Juazeiro. Esclareci a razão da minha presença ali e solicitei que um funcionário do setor me acompanhasse na vistoria que faria a partir daquele momento.

 Em principio, houve resistência e algumas ofensas verbais por parte de dois funcionários do Almoxarifado da prefeitura contra este vereador, porém, depois de assimiladas as prerrogativas do parlamentar, definidas em Lei, iniciamos a vistoria e confirmamos a veracidade da denúncia.

Encontramos muitas centenas de medicamentos vencidos, muitos espalhados pelo chão, outros em caixas velhas ou largados em tambores para material infectante e uma outra  grande parte  jogada em sacos azuis e pretos de lixo, sendo que todos com data de validade ultrapassada e prontos para serem incinerados. Além de constatar esse problema, que originou a nossa visita, descobrimos mais alguns, igualmente graves, naquele órgão vinculado à Secretaria de Saúde de Juazeiro:

1.    A sala onde funciona a farmácia conta com enormes buracos no forro, prejudicando a eficiência do sistema de refrigeração, necessário para manter a temperatura ideal de conservação dos medicamentos estocados no local; assim como, a existência de medicamentos para tratamento de doenças sérias, prestes a vencer e ainda contidos no local;

2.    A guarita em estado de extrema precariedade;

3.    Diversas aberturas em algumas paredes camufladas com pedaços de portas e comprometendo a segurança do local;

4.    O espaço de armazenamento de materiais para curativos também com muitos e extensos buracos no forro, contribuindo para a falta de higiene no ambiente e nos produtos presentes;

5.    Presença de materiais de expediente, quantidade considerável de cadeiras novas e usadas, arquivos mortos oriundos de alguns setores dos serviços em saúde, dividindo, sem nenhum zelo, o mesmo espaço em que estão lixo, fuligem, mau cheiro e os remédios vencidos.

Ao encerrar a vistoria, encaminhei, para os SITEs e  BLOGs da região, todas as fotos onde se podia verificar a data dos medicamentos vencidos, dos que estavam prestes a vencer agora em novembro e dezembro de 2011, bem como o estoque existente  na farmácia interna do almoxarifado até aquele  momento, para que os jornalistas usassem a informação da forma que melhor lhes conviesse.

Para minha surpresa e espanto, em resposta a este Vereador, a Secretaria Municipal de Saúde, através de sua assessoria de imprensa, tentou minimizar a gravidade deste fato criminoso, enviando nota genérica na tentativa de justificar o injustificável e encobrir um ato de irresponsabilidade, incompetência, desmando administrativo e perversidade praticados contra a sociedade juazeirense; que, diuturnamente, sofre nos postos de saúde em busca de medicamentos, recebendo sempre uma negativa como respostas às suas requisições, ao mesmo tempo em que o desperdício é cometido impiedosamente por essa gestão municipal.

Desse modo, apresento à população novas imagens que, por si só, são argumentos suficientes, porque retratam o total desrespeito do Prefeito para com os seus munícipes. Os remédios estão sempre em falta nos postos de saúde e perdendo seus prazos de validade nos compartimentos do almoxarifado da prefeitura, enquanto o povo precisa e não recebe os remédios que deveriam receber.

Diante do exposto, informo a toda Sociedade Juazeirense, que ainda na próxima semana, estarei, pela terceira vez, acionando o Ministério Público Federal para que investigue o mau uso do dinheiro público praticado pelo atual Prefeito de Juazeiro, na administração de recursos federais destinados à compra de medicamentos.

Atenciosamente,

Juazeiro-BA, 04 de novembro de 2011.

JOSÉ CARLOS MEDEIROS DOS SANTOS

VEREADOR – PV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *