Prefeitos discutem Desenvolvimento Sustentável da Ovinocultura e Caprinocultura de Corte e Leite


O Prefeito Isaac Carvalho recebeu vários prefeitos da região juntamente com o secretário de Agricultura e equipe quinta-feira (3), no auditório da Câmara de Vereadores de Juazeiro no Encontro de Inteligência Setorial para o Desenvolvimento Sustentável da Ovinocultura e Caprinocultura de Corte e Leite no Sertão do São Francisco. 

O encontro que se estenderá até este sábado (5), tem o objetivo de apresentar dados dos cinco municípios atendidos pelo Programa Bioma Caatinga (Juazeiro, Curaçá, Casa Nova, Remanso e Uauá); colhidos por pesquisadores, instituições públicas e agentes da cadeia produtiva, através de pesquisa iniciada em 2010, que aponta a caracterização, quantificação e diagnóstico das regiões.

O superintendente do Banco do Brasil, Armando Soares explicou que em se tratando de cadeia produtiva da caprinovinocultura, o território Sertão do São Francisco tem o estudo mais detalhado que já houve em nível de país, contendo claramente todas as necessidades dos atores que a integram. “Esse arranjo visa criar estruturas que sejam de uso coletivo e que possam agregar valor em todas as etapas, como o melhoramento de rebanho, controle de sanidade, comercialização e industrialização; sem falar num acréscimo considerável na renda das pessoas envolvidas. Estamos criando um modelo de desenvolvimento para a cadeia aqui no território que possa ser reaplicado nos outros territórios, estados e país”, disse.

Durante o evento, representantes do Sebrae, Embrapa, Banco do Brasil, Ministérios, Markestrat, GPUBLIC, Emepa, Universidades e associações irão apresentar através de palestras; propostas para o melhoramento da cadeia produtiva, e de mudanças para os atores como um todo. “É preciso deixar claro que estamos todos envolvidos numa estratégia de discussão e planejamento para o desenvolvimento da atividade para os próximos 20 anos. O programa construído pela união de várias instituições só terá sucesso se produtores, agricultores, cada indivíduo tomar para si a responsabilidade de dar prosseguimento a esse trabalho”, afirmou Armando.

O programa vai beneficiar grupo de produtores organizados de forma associativa que tenham rebanhos de 60 animais e a previsão é investir cerca de R$ 10 milhões em créditos individuais para aquisição e custeio. Segundo o secretário de Agricultura de Juazeiro, Agnaldo Meira, desde o início o município de Juazeiro tem participado ativamente da construção e elaboração dessa pesquisa. “Os dados científicos servirão para que o município, o estado e a união elaborem políticas públicas não só voltadas para a cadeia da caprinovinocultura, mas para o desenvolvimento rural sustentável como um todo”, disse. 

De acordo com o prefeito Isaac Carvalho o programa veio para reestruturar a cadeia através de ações pontuadas. “É preciso juntar esforços e trabalhar em programas integrados para fomentar e potencializar cada vez mais a Caatinga. Não basta um município ir bem, é preciso que toda região ande bem e se fortaleça. O programa Bioma Caatinga é um grande marco para nossa região, tenho certeza que muito em breve estaremos colhendo muitos frutos”, declarou Isaac.

O programa deve envolver cerca de seis mil criadores para participar de ações de orientação técnica e pesquisa, promoção da segurança sanitária, organização e mobilização social, gestão de empreendimentos, comercialização e outras necessidades que estão sendo propostas pelos próprios agentes produtivos.

Lene Radina – Assessoria de Comunicação / SEADRUMA (Prefeitura Municipal de Juazeiro).


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *