MINISTRO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO ENTREGA MÁQUINAS PARA PREFEITOS DO NORDESTE

blogqspmindesenagrario Foto Farnésio Silva
Ministro Miguel Rossetto Foto Farnésio Silva

Nesta terça-feira (22), prefeitos de varias cidades do Nordeste Pernambucano se reuniram em Petrolina-PE para receber oficialmente as máquinas da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2). A entrega dos equipamentos foi feita pelo ministro de Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, que explanou sobre a necessidade e importância dos 125 equipamentos para as 173 famílias de agricultores familiares no semiárido brasileiro.

“Este é um momento muito importante, nós estamos doando esses equipamentos para os prefeitos e criando com isso, melhores condições para que os prefeitos e prefeitas possam responder as demandas dos seus municípios.” salientou. O ministro ressaltou ainda, que 160 municípios estão sendo beneficiados pelo programa que deve atender as comunidades mais atingidas pela estiagem prolongada e as que decretaram estado de emergência.

AuricelioPara o prefeito de Cabrobó, Auricélio Torres os equipamentos devem auxiliar nas obras ligadas ao acesso a água principalmente para os pequenos da área de sequeiro. “A partir do momento que melhora o acesso às estradas,  promove-se a construção de alguns barreiros e recupera.O homem do campo , o que ele ais precisa nos sertões é água então a partir do momento que s gente condiciona essas pessoas s terem água nos seus terrenos isso vai proporcionar uma agricultura  mais fácil de plantar .”Assegurou.

20140422_094353

O prefeito de Belém do São Francisco, Gustavo Caribé (Foto) recebeu uma pá carregadeira, que pode ser usada na construção de barragens, limpeza de entulhos e obras nas estradas. Segundo ele a chegada do equipamento irá fortalecer o potencial maquinário do município e deve contribuir para a realização de projetos voltados para os problemas causados pela seca.

 De acordo com o ministro Miguel Rossetto um dos principais desafios do PAC2 é atingir pequenos agricultores, até o momento 173 mil famílias que trabalham com a agricultura familiar foram beneficiadas através do programa. “Queremos dar continuidade às políticas de apoio a agricultura familiar e os assentamentos da reforma agrária, este programa prioriza os agricultores familiares, noventa por cento das propriedades agrícolas rurais em Pernambuco são pequenas propriedades, portanto, esse programa, essas máquinas prioritariamente devem atender estas comunidades rurais”. Destacou.

Por Ingrid Barbosa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *