DINÂMICA DOS MERCADOS DE CAPRINOS E OVINOS NO VALE DO SÃO FRANCISCO INTEGRA SEMINÁRIO EM JUAZEIRO  

blogqsp_caprinosCom o apoio da Prefeitura de Juazeiro e do Sebrae, a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Sertão São Francisco (ACCOSSF), o Instituto de Preservação da Caatinga (IPC) e o Instituto de Frutas de Juazeiro (IFJ), uniram esforços para buscar meios e mecanismos de viabilização da integração das áreas irrigadas com as cadeias produtivas de ovinos e caprinos do Vale do São Francisco. O que se pretende é promover o desenvolvimento e aumentar a geração de renda destas áreas irrigadas, através da inserção de novos negócios envolvendo a fruticultura e a ovinocaprinocultura das áreas de sequeiro.

Abordando esse contexto, o analista técnico do Sebrae, Carlos Robério Araújo, ministrará a palestra sobre a dinâmica dos mercados de caprinos e ovinos no Vale do São Francisco, que faz parte do seminário sobre a “Integração da Caprinocultura e da Ovinocultura com área Irrigada – Unindo as Páginas”.

O evento será realizado no dia 24 de abril, das 8h às 13h30, no auditório da Câmara Municipal de Juazeiro. Segundo o palestrante o potencial da área tem alcançado grandes dimensões, um dos fatores que torna o setor da região conhecido nacionalmente.

“A área formada pelas microrregiões de Juazeiro e Petrolina abrange uma superfície total de 54 mil km², com uma população rural superior a 200 mil habitantes. Seus rebanhos caprino e ovino somam quase dois milhões de cabeças (60% de caprinos), correspondendo a aproximadamente 13% do rebanho nordestino. Acredito que unindo esses dois potenciais que a nossa região apresenta – caprinovinocultura e agricultura irrigada, alcançaremos grandes picos de desenvolvimento”, destacou.

O Vale do São Francisco apresenta um conjunto significativo de potencialidades, que o coloca como região atrativa para se desenvolver a integração da caprinovinocultura com as áreas irrigadas e suas atividades agrícolas. Existem no Vale, aproximadamente, 64 milhões de ha, sendo que cerca de 35,5 milhões de ha são agricultáveis e 456 mil ha são indicados para pastagens.

Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Cerqueira, o pólo tem mais de um milhão de habitantes e nos últimos anos a fruticultura no Vale do São Francisco tem experimentado um vertiginoso crescimento através de seus projetos de irrigação.

“É necessário que a caprino e a ovinocultura também possam se inserir nestas áreas, na busca do aumento da eficiência produtiva em sinergismo com a produção irrigada”, destacou o secretário. Vale ressaltar que nesta região, no lado da Bahia, existem mais de um milhão de cabeças de ovinos e mais 800 mil cabeças de caprinos, já em Pernambuco são mais de 600 mil caprinos e mais de 500 mil ovinos, criados por milhares de pequenos e médios produtores.

O seminário que é uma realização da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através SEAPA; ACCOSSF, Sebrae, Embrapa Semiárido e do Instituto de Preservação da Caatinga (IPC) pretende reunir cerca de 200 convidados dentre representantes políticos e institucionais do Vale do São Francisco, líderes dos perímetros irrigados de Juazeiro, Petrolina, Curaçá, Casa Nova, Sobradinho e Sento Sé, e representantes do setor que compõe o Território Sertão do São Francisco.

Lene Radina – Assessoria de Comunicação/ SEAPA (Prefeitura Municipal de Juazeiro); (74) 9198-3608.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *