Colegiado de História da UPE Campus Petrolina promove o II Colóquio de Africanidades em Sala de Aula

 

Desde 2003, quando da assinatura da lei 10.639, o ensino de História da África tornou-se obrigatório nas escolas brasileiras. A UPE, através do colegiado do curso de História, propõe o Colóquio Africanidades em Sala de Aula à ampla comunidade acadêmica composta por diversos cursos presentes na região. Neste encontro, vários pesquisadores, com reconhecida produção científica na área, debaterão temas como “políticas afirmativas”, “História da África”, “Currículo escolar”, “culturas afro-descendentes” entre outros.

A relevância de um encontro como este se torna evidente se pensarmos: que o Brasil é o segundo maior país negro do mundo! Atrás apenas da Nigéria; que é imensa a contribuição da cultura africana para a formação do Brasil; e que graves são os problemas que envolvem a discriminação do negro em nosso país.

Diante desses fatos, faz-se necessário o cumprimento da lei. Contudo, a partir desta, criou-se o problema da falta de capacitação dos professores para a adequação da nova realidade trazida com a lei. Nesse sentido, esse Colóquio que, neste ano vive sua segunda versão, pretende se estabelecer como um fórum de discussão permanente e atuante na realidade educacional de muitos professores, várias escolas, universidades e alguns Institutos Técnicos do Vale do São Francisco. Tal iniciativa tem ainda por meta implantar um curso de especialização que contribua na Capacitação de Professores para a abordagem da África e das culturas afro-descendentes em sala de aula, promovido por educadores, psicólogos, cientistas sociais e historiadores da região, comprometidos com as reformas educacionais que visam atingir as melhorias de qualidade de ensino em nosso país. 

O evento ocorre de 09 a 11 de novembro no auditório Campus UPE Petrolina e as inscrições podem ser feitas na unidade até o dia da abertura do Colóquio.

Prof. Moisés Almeida (Coordenador do Curso de História); 

Prof. Harley Abrantes (Coordenador do II Colóquio Africanidades em Sala de Aula).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *