A partir de um conjunto de ações que passa pela coleta do lixo, varrição, capinação, pintura de meio fio e roçagem, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) trabalha diariamente em vários bairros do município conforme planejamento estabelecido, a fim de garantir a preservação da cidade e dar maior impacto e sensação de bem estar à comunidade.
“Para manter o município sempre bonito, a Prefeitura de Juazeiro realiza diariamente, além da varrição diária, mutirões de limpeza com o apoio de vários agentes”, disse Eduardo Lopes, secretário da SESP.
Cerca de 140 toneladas de entulho e lixo são recolhidos pelos agentes de limpeza diariamente. Apesar de a limpeza e coleta domiciliar serem realizadas permanentemente em toda a cidade, vários pontos de descarte irregular de lixo foram identificados nas vias e logradouros públicos com grandes quantidades de resíduos, tanto domésticos quanto provenientes de obras e reformas. Todo esse material lançado indevidamente nas ruas e avenidas de Juazeiro, contribuem para a poluição, entupimento de canais, proliferação de insetos e ratos.
Para reduzir o grande volume de lixo, a SESP utiliza diversos meios e equipes que poderiam estar realizando outras ações em benefício da própria população. Segundo a Gerência de Limpeza, a comunidade é a responsável pela destinação adequada do entulho que produz. Já quanto ao recolhimento de entulho, a Gerência informa que a Prefeitura também realiza o serviço de remoção mediante uma taxa no valor de R$ 65,45 por carrada de caçamba de 9 toneladas.
O trabalho de coleta domiciliar e comercial é executado pela empresa terceirizada Vale Norte, com o auxilio de sete caminhões e de 55 coletores contratados pela empresa ART. O serviço é iniciado a partir das 7h. Após a coleta, o caminhão leva o lixo diretamente para o aterro controlado do município.
O agente de limpeza Rogério Brotas explica que se houver acúmulo de um dia para o outro, basta armazená-lo bem fechado no próprio quintal. “Com esse hábito simples a população pode contribuir muito para a manutenção da limpeza da cidade”, ressalta.
A enfermeira Adriana Martins, que mora no bairro Santo Antônio, aprova a atuação da Prefeitura de Juazeiro. “Não tenho do que reclamar. Tenho visto as equipes sempre por toda a cidade, varrendo, limpando, pintando e deixando tudo mais bonito”, elogiou.
A moradora do bairro Maringá, Luana Souza, também enaltece o serviço. “A gente percebe que existe organização. Lá na minha rua, o caminhão passa sempre no mesmo horário. Realmente não tenho do que reclamar, mas é preciso que todos possam colaborar com a limpeza de nossa cidade”, lembra Luana.
Por Elaine Barbosa/Sesp

