A Campanha contra o Papilomavírus Humano (HPV) foi encerrada com sucesso em Juazeiro no dia 10 de abril.
A Secretaria ultrapassou a meta exigida pelo Ministério da Saúde, que era de vacinar 80% de 5,8 mil adolescentes do sexo feminino com idade de 11 a 13 anos existentes no município (público alvo). A Campanha protegeu 87,58%, o que significa mais de cinco mil e cem mil meninas.
Quem não se vacinou e está dentro desta faixa etária ainda pode procurar os postos de saúde para se proteger do câncer do colo do útero. A vacina foi introduzida no calendário Básico de Imunização e continua disponível nas unidades.
Quem se vacinou deve ficar atento às próximas doses
O esquema vacinal é estendido e serão administradas três doses. A segunda dose contra o HPV está prevista para ser aplicada de 01 a 12 de setembro ( 6 meses após a 1º dose) e a terceira acontecerá 5 anos após a 1º dose (60 meses).
De acordo com o Boletim Informativo da Bahia, estudos demonstram que a vacina tem um perfil de segurança favorável, porém os eventos adversos pós-vacinação que poderão acontecer são: reações locais de dor, edema e eritema de intensidade moderada, além de manifestações sistêmicas como cefaléia, febre de 38ºC ou mais e Síncope (ou desmaio).
Todas as reações adversas devem ser informadas a Equipe de Saúde da Família da unidade mais próxima ao seu bairro e os problemas mais graves deverão ser notificados dentro das primeiras 24 horas de sua ocorrência.
Vânia Castro/Assessoria Saúde