Secretaria de Saúde de Petrolina realiza entrega de 120 aparelhos auditivos

Em uma cerimônia realizada na manhã desta terça-feira (01), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou a entrega de mais 120 próteses auditivas para pacientes que sofrem com algum tipo de deficiência. Na ocasião, foram beneficiadas mais de 60 pessoas, que compareceram a SMS, juntamente com seus familiares, para receber seus aparelhos. A entrega contou com a participação da Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Tereza Virgínia de Carvalho, que estava representando o prefeito Julio Lossio e da Secretária de Saúde, Lúcia Giesta.

A iniciativa, promovida pela SMS, através do Centro Auditivo Ari Brasil, com incentivo do Sistema Único de Saúde (SUS), contemplou ao todo 65 usuários das cidades de Santa Maria da Boa Vista, Bodocó, Lagoa Grande, Orocó, Afrânio, Salgueiro, Dormentes, Ouricuri, Cabrobó, Santa Filomena, Petrolina além dos povoados de Cristália e Rajada. De acordo com a coordenadora do serviço, Fabiane Gonçalves, foram beneficiados pacientes que sofrem com perda auditiva, progressiva, profunda ou moderada, que receberam seus dispositivos e poderão voltar a perceber sons emitidos a sua volta.

Ainda segundo Fabiane Gonçalves, a aquisição dos aparelhos é de grande importância, uma vez que dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estipula que cerca de 10% da população sofre com problemas auditivos. “Ao longo de todo o ano, viemos realizando um trabalho sério, com muita dedicação, para proporcionar momentos como estes. Somente nessa gestão já foram entregues mais de 1.383 próteses para pacientes de diversas idades. Graça aos esforços de toda uma equipe estamos conseguindo oportunizar uma melhor qualidade de vida para estas pessoas”, destacou.

Quem não conseguiu esconder a felicidade ao receber o aparelho foi o estudante Lucas Mateus Lacerda, de 9 anos. “Estou muito feliz, é bom voltar a ouvir direito. Vai ser melhor para escutar a professora, os meus amigos, e em casa também”, afirmou. O aposentado Pedro Lopes Machado, de 80 anos, que sofre com problemas auditivos há cerca de 20 anos, também foi um dos contemplados. “Antes, era ruim porque não conseguia entender o que as pessoas falavam. Eu não queria usar, mais aceitei e estou achando tudo muito bom. Não vou ter mais dificuldade para fazer meus trabalhos e nas minhas outras atividades. Estou feliz e satisfeito”, declarou.

Durante a cerimônia, a Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Tereza Virgínia de Carvalho, destacou o cuidado que a gestão tem tido com o bem-estar da população. “Não medimos esforços para ajudar as pessoas, principalmente, aquelas que precisam de mais saúde, de uma atenção especial e de melhores condições”, salientou.

(Taísa Alencar – Ascom Petrolina/Foto: Gilson Pereira)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *