GUARDAS MUNICIPAIS DE JUAZEIRO INICIAM CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA PORTE DE ARMA

BLOGQSP.GUARDA MUNICIPAL DE JUAZEIRO PRENDE HOMENS ACUSADOS DE TRÁFICOA guarda municipal de Juazeiro iniciou nesta segunda-feira (14) o curso de capacitação para obtenção do porte de arma que se estenderá até o dia 23 de maio. A Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT) através da Prefeitura Municipal, juntamente com a empresa licitada ‘Top Tiro’ definiram as quatro turmas, totalizando 155 guardas que estarão aptos a utilizar o instrumento, após serem avaliados.

Na abertura do curso, estiveram presentes o diretor-presidente da CSTT, Jairo de Carvalho, o comandante da guarda municipal, Elias Rodrigues, o superintendente do município, Fábio de Assis e o representante da ‘Top Tiro’ juntamente com os instrutores da polícia militar e civil.

Todos deram boas vindas aos participantes e frisaram a importância do momento. “Muito foi conquistado para se chegar até aqui, e agora temos a expectativa de um resultado positivo no trabalho de vocês”, disse o superintendente do município Fábio de Assis.

O diretor-presidente da CSTT completou ainda: “é um marco na história da guarda e para Juazeiro. E a partir daí é preciso honrar a responsabilidade adquirida. Estamos aqui para desde já parabenizar pela presença e desejar que alcancem o objetivo”.

Desde a criação da Lei 10.826 em 2003 que regula o porte de arma a nível nacional, Juazeiro vem lutando a fim de se enquadrar nas condições básicas para que a guarda municipal estivesse qualificada ao porte de arma. Após o decreto 5.123 de 2004 que regulamentou esta Lei, era preciso preencher requisitos como a criação de uma corregedoria e ouvidoria que ainda não existiam na época. Sendo então criados em 2012, os departamentos tiveram seu tempo de adequação, e agora, dentro da Lei, a Prefeitura licitou a capacitação fazendo do momento um marco não só para a segurança da cidade, mas também para aqueles que almejavam a qualificação.

Márcio Silva está na guarda há 12 anos, e comemora o momento: “Após esperar essa realização, a sensação já é de dever cumprido por ter lutado e conquistado esse momento. Com a capacitação vamos atuar com mais eficiência nos serviços prestados”. Para Wilson de Carvalho, que também completa 12 anos de guarda municipal, conta com mais uma ferramenta de trabalho melhora as expectativas na atuação: “ficarei mais seguro em todas as ações. Acredito que se estamos trabalhando com segurança, consequentemente iremos oferecer mais segurança à população”, disse.

A empresa licitada Top Tiro ministrará o curso com aulas teóricas que acontecerão no IFBA, e as práticas no próprio stand da empresa. Na oportunidade, será avaliada a conduta psicológica e a ficha funcional do guarda, levando em conta o comportamento e atuação do profissional no meio de trabalho. A quantidade dos participantes está dividida em quatro turmas, logo, a prestação de serviço não estará afetada durante os dias de aula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *