Desde a sua abertura, no dia 22 de agosto de 2012, até fevereiro deste ano, a primeira UPA do Vale do São Francisco em Juazeiro já realizou mais de 106 mil atendimentos de urgência e emergência a adultos e crianças.
Mensalmente, de seis a sete mil usuários são assistidos na unidade e diariamente 250 pessoas passam pela UPA e contam com uma estrutura moderna e de qualidade. Sua capacidade diária é de 300 atendimentos.
Nesta quarta-feira, a trabalhadora rural e moradora do bairro São Geraldo, Carliana Souza Oliveira, 29 anos, esteve pela segunda vez na unidade com seu filho e agradeceu o acolhimento.
“Da primeira vez que estive com meu filho por aqui ele recebeu os primeiros cuidados e foi encaminhado para o Hospital da Criança onde ficou internado uma semana com a assistência necessária. Não tenho do que reclamar. Desde a recepção aos cuidados médicos, os serviços na UPA são ofertados com qualidade. Atendimento rápido e a medicação na hora certa”, disse Carliana Souza.
A opinião da dona de casa Selma Leite de Carvalho, 34 anos, moradora do Alto da Aliança, é a mesma. “Estou na unidade pela segunda vez. Tanto na recepção, na triagem, no atendimento médico, a atenção é a mesma. Da primeira vez, fiquei na observação e fui atendida com muito carinho por toda equipe. Qualquer hora que a gente vem tem atendimento. Esta unidade está de parabéns”, destacou.
O secretário de saúde de Juazeiro, Cássio Garcia, explica que a unidade é considerada referência na região e que por essa razão muitas pessoas usam os serviços. “A gestão tem como prioridade oferecer bons serviços através de uma equipe capacitada. O fluxo de atendimentos vem aumentando e nenhum paciente deixa de ser atendido. As filas nos hospitais diminuíram também. Isso é muito bom, pois confirma que a UPA é mais um serviço que o município precisava e que não tinha na região. A assistência continuará sendo rápida e resolutiva, para que Juazeiro continue mudando a situação difícil da saúde enfrentada anos atrás pelos pacientes”, comentou o titular da pasta.
UPA é mantida pelo município com apoio do Ministério da Saúde
A primeira UPA de Juazeiro, parceria da Prefeitura de Juazeiro com o Governo Federal, dispõe de uma equipe multiprofissional formada por 140 profissionais -, 4 médicos por plantão, dois emergencistas e dois pediatras, além de enfermeiros, nutricionista, farmacêutico, auxiliar de farmácia, técnicos e demais profissionais de saúde.
A unidade está localizada às margens da BR 407, ao lado do 3º BPM, no bairro Castelo Branco. A unidade funciona 24h e tem um custo médio, ao município, de R$ 700 mil/mês, com um repasse da União de apenas cerca de R$ 300 mil.