A segunda-feira (7) ficou marcada como um dia histórico para a cultura juazeirense, quando grupos e artistas compareceram ao Paço Municipal para participarem da solenidade de entrega dos cheques de pagamento aos selecionados no primeiro Edital de cultura lançado pelo município, sendo o mesmo direcionado à concessão de apoio às tradicionais produções de teatro realizadas na sede e no interior durante o período da Semana Santa.
Para o diretor da Secretaria de Cultura e Juventude (SECJU), Márcio Ângelo, esse momento só está sendo possível porque a equipe da secretaria vem trabalhando no sentido de estruturar o Conselho Municipal de Cultura, além de realizar as Conferências. “Através de debates com os artistas nesses importantes fóruns conseguimos fortalecer a cultura e com o apoio irrestrito da Secretaria de Finanças e do setor de licitação lançamos os editais, algo inédito e que pretendemos abrir duas vezes por ano”, explicou.
Compareceram à solenidade o vice-prefeito Francisco Oliveira, o líder do Governo na Câmara Municipal, Crisóstomo Lima (Zó), os secretários Donizete Menezes (Cultura e Juventude), Paulo Bonfim (Governo), Juvenilson Passos (Desenvolvimento Econômico e Turismo), Jairo José Carvalho (CSTT) e os vereadores Tiano Félix, Aguinaldo Meira, Anastácio e Nalvinho.
O secretário Donizete Menezes lembrou as ações que têm causado impacto no segmento cultural no município. “Além de potencializar o Festival Edésio Santos, o palco multicultural no carnaval e do São João nas Comunidades, temos fortalecido o debate com grupos e artistas, seja através do Conselho ou através das oficinas de formatação de projetos que oferecemos em janeiro. Estamos saindo à frente de vários municípios baianos, pois poucos têm editais próprio como agora temos aqui”, ressaltou.
O prefeito Isaac Carvalho falou aos presentes que essas iniciativas fortalecem a democratização da cultura. “Esses editais facilitam o planejamento financeiro para os apoios e também abrem espaço para que todos participem de maneira democrática. Criamos a Secretaria de Cultura como um compromisso de governo focando em ações para a juventude e com isso promovermos o desenvolvimento sociocultural e econômico de Juazeiro”, disse. 
Grupos da sede e do interior contemplados
Após ser encerrado o período de inscrições, a comissão formada por membros do poder público e da sociedade civil, através do Conselho Municipal de Cultura, selecionou dois espetáculos da zona rural e três espetáculos da cidade. O recurso disponível para apoio neste chamamento é de R$ 20 mil, distribuídos em cinco projetos de R$ 4 mil. Os cinco grupos selecionados foram: Jocry – Via Sacra do Alto da Aliança; Arte Suburbana – Via Sacra do Quidé; Grupo Vid’arte – Via Sacra do Argemiro; ACCARDI – Espetáculo Jesus de Nazaré, de Itamotinga; ACARCOS – Paixão de Cristo, do povoado Malhada da Areia, de Pinhões.
O representante do grupo Arte Suburbana, Raimundo da Silva, comemorou a oportunidade de fortalecer essa tradição do Quidé e promover mais cultura e lazer aos jovens da comunidade. “Realizamos a Via Sacra no bairro há vários anos e enfrentamos muitas dificuldades, mas agora com esse recurso do edital nós iremos produzir um espetáculo ainda melhor. Agradecemos à Prefeitura e à SECJU por essa grande iniciativa de valorização da nossa cultura, sem dúvida um marco em nosso município”, elogiou.
O prefeito Isaac Carvalho ressaltou que os artistas precisam valorizar e cuidar bem desse importante mecanismo. “Pedimos a colaboração dos artistas e grupos contemplados no sentido de não deixarem de prestar contas dos gastos do projeto, conforme prevê o edital, para que isso não prejudique os futuros editais. Nosso objetivo é que esse primeiro seja finalizado sem problema para assim ampliarmos o valor e abrirmos outras chamadas públicas como essa”, solicitou o gestor .
Nesta quarta-feira (9) será publicado no Diário Oficial do Município o resultado dos seis projetos selecionados no Edital Calendário de Apoio, que contemplará iniciativas culturais e artísticas voltadas à formação, difusão, criação, produção, circulação, pesquisa e memória.