O secretário de Serviços Públicos, Eduardo Lopes e o representante da Cooperativa dos Catadores de Juazeiro, Raimundo Francisco da Silva, participaram nos dia 3 e 4 de abril em Salvador, do Seminário Pró-Catador Bahia, promovido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Secretaria Geral da Presidência da República.
O encontro que reuniu representantes de Prefeituras, Secretarias, Autarquias e do movimento nacional de catadores discutiu a situação do tratamento dispensado aos resíduos sólidos no Estado, a inclusão socioprodutiva dos catadores no modelo de desenvolvimento do país, as ações para o fechamento dos lixões até agosto; e a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), uma ação coordenada pela Presidência da República no sentido de contribuir com a meta de se colocar fim aos lixões com a inclusão socioprodutiva dos catadores.
Para Eduardo o seminário foi positivo, pois serviu para confirmar que o aterro de Juazeiro é uma referência regional por se tratar de um local que atende às especificações ambientais exigidas pela legislação e as normas técnicas vigentes hoje no Brasil. “Juazeiro está no caminho certo e o Governo Estadual reconhece que o aterro do município é um dos melhores do estado. Fizemos um trabalho de remediação do lixão, que hoje é aterro, e o município se adequou, antecipadamente, ao que prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, contou o secretário.
Eduardo ressalta que com a remediação do antigo lixão, os catadores que antes viviam em situações precárias, foram inseridos pelo governo municipal em trabalhos de limpeza da cidade, e na construção civil. “O aterro recebe, diariamente, cerca de 100 toneladas de lixo – resíduos que estão sendo aterrados em área específica. O espaço conta com toda a estrutura necessária para depósito, compactação e tratamento dos resíduos produzidos na cidade. O nosso desafio agora é ampliar o trabalho de reciclagem na cidade, diminuído assim o volume de lixo depositado no aterro e transformando em emprego e renda para os catadores, contribuindo desta forma para a melhoria da economia do município”, explicou Eduardo.
O representante da Cooperativa dos Catadores de Juazeiro, Raimundo Francisco, destacou que foi muito proveitoso participar do Seminário e ainda se diz satisfeito com apoio recebido pelo município. “O catador exerce um papel muito importante para o meio ambiente, pois através deste serviço uma grande quantidade de material que serve para reciclagem deixa de ser destinado aos aterros. Parabenizo aos organizadores pela iniciativa do Seminário de levantar essas discussões e reitero o apoio do Governo Municipal pela atenção dispensada aos catadores”, finalizou Raimundo.