OSVALDO COELHO: UMA VOZ INCANSÁVEL EM DEFESA DO SERTÃO

*Antonio Damião 

Blogqsposvaldocoelh google
Osvaldo Coelho

Elogiar excessivamente um ser humano não é tão bom. Entretanto, reconhecer alguns atos de grandeza durante a sua existência, é algo louvável. Refiro-me a pessoa do ex-deputado federal, Osvaldo Souza Coelho.

Na sua trajetória política prestou um grande serviço à Região do Vale do São Francisco, aliás, representou muito bem o Sertão de Pernambuco e, mais especificamente, a cidade de Petrolina. Sempre foi atuante e defensor dos projetos e áreas irrigadas.

Sua bandeira de luta era lutar em prol do homem do campo e buscava alternativas eficazes para o sertanejo usufruir dias melhores. Ele pensou grande e sonhou grande, que era a implantação de universidade para os filhos dos sertanejos, vez que era uma dificuldade enorme dá continuidade aos estudos acadêmicos, principalmente, medicina. Ao longo dos anos, muitos ficaram na fase dos sonhos, porque não tinham condições financeiras para se dirigir à capital da cidade.

Outros com penosos esforços conseguiram sua formação, mas a maioria ficou para trás, com lágrimas, frustrações e desilusões. Petrolina é tão desenvolvida assim, porque os homens que ajudaram na sua construção pensaram no progresso, suas ideias eram inovadoras e, politicamente falando, sempre houve um trabalho de continuidade em prol do crescimento da cidade.

As divergências partidárias ficavam somente nos embates das ideias, e não no campo pessoal, por isso, a mesma se agigantou de tal forma que dá impressão que é uma capital brasileira, com prédios, shopping, centro de convenção e, ruas bem projetadas. Hoje, em termos de realização acadêmica, não podemos reclamar. Há uma gama de opções, facilitando assim a escolha de qualquer estudante.

Retomando ao assunto a respeito de Osvaldo Coelho, foram 44 anos de mandato eletivo, sendo três na Assembleia Legislativa de Pernambuco e oito na Câmara Federal em Brasília. Dedicou-se integralmente mostrando as disparidades regionais, bem como, as deficiências e as razões porque o Semiárido sofreu um retrocesso e descaso por parte dos governantes.

Segundo ele, grande parte do desenvolvimento atual, inclusive a conquista da universidade e muitas coisas que avançamos, deve-se, sobretudo, à irrigação. Poderíamos estar numa situação mais confortável se houvesse uma atenção especial ao Sertão no sentido de implantar políticas de investimento nas áreas irrigadas e colocando em funcionamento os demais projetos que estão parados há muito tempo.

Segundo o pensamento dele, o que faz o Semiárido ser visto como uma região de sequidão, sofrimento e fome, não é a seca, mas sim, uma política retrógrada que machuca o sertanejo com a dependência de carros pipas, vez que poderia criar alternativas para resolver o problema de forma definitiva, haja vista, as grandes desigualdades sociais e regionais em relação às outras do Brasil.

É importante ressaltar que foi o empenho do ex-deputado que temos o ensino tecnológico (antigo CEFET), o SENAI, a ELETRIFICAÇÃO RURAL e a própria UNIVASF em si. Muito embora, para que a mesma saísse do papel e se tornasse uma realidade contou com um grande esforço político, ou seja, uma emenda de bancada, de forma que essa grande Instituição de Ensino, se estende entre Pernambuco, Bahia e Piauí.

Ele, indubitavelmente, é um privilegiado, porque sonhou e alcançou a concretização do seu maravilhoso sonho: Vê uma faculdade para formar médicos em sua própria terra.  Finalmente, Osvaldo Coelho, mesmo sem mandato continua com o mesmo empenho, o mesmo entusiasmo, a mesma intrepidez e eloquência em defesa da irrigação. Especificamente, em defesa do sertanejo agricultor, que sofre com as inconstâncias de alguns políticos quando utiliza um modelo ultrapassado para o Semiárido de Pernambuco.

Essa é a visão e análise do ex-deputado, que sempre colocou em público. Suas palavras têm um grande peso de veracidade devido à experiência que adquiriu durante sua vida pública concernente ao assunto em discussão. Ele tem sido muito coerente em suas posições e um árduo defensor das áreas irrigadas. Como político nunca mudou de partido, sempre manteve sua fidelidade partidária e nunca vimos passar por situações vexatórias, nunca vimos seu nome ser veiculado por corrupção e atos inescrupulosos.

Além disso, é uma incansável voz em favor do homem do sertão e ajudou a consolidar o estandarte da educação, afim de que os nossos estudantes tivessem uma perspectiva de futuro como o brilho do sol e a luz das estrelas.

*Antonio Damião Oliveira da Silva (damis.oliver@hotmail.com) é Guarda Municipal de Petrolina e formado em Matemática pela FFPP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *