Secretaria de Educação de Petrolina lança Programa Mais Educação que atenderá 17 escolas municipais

A Secretaria Municipal de Educação de Petrolina (SMEP) realizou na manhã desta terça-feira (25), no auditório do Sest/Senat, o lançamento do programa Mais Educação que contemplará 17 escolas municipais com diversas atividades pedagógicas e culturais. No momento, estavam presentes a Secretária de Educação, Célia Regina Carvalho, a Diretora de Gestão de Rede, Gilmara Lacerda, além do Psicólogo e Mestre em Educação, Alexsandro Machado e alguns técnicos da Secretaria de Educação.

O Programa Mais Educação provém do Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, através do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). O programa é instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007, regulamentado pelo Decreto 7.083/10 e constitui-se como estratégia do Ministério da Educação (MEC) para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral.

No município de Petrolina, as escolas da rede pública municipal fizeram adesão ao programa por meio da Secretaria de Educação e optaram por desenvolver macrocampos de acompanhamentos em diversas áreas: pedagógica; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos e educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.

Em cada escola contemplada haverá um professor intitulado de “Professor Comunitário”, que acompanhará e gerenciará os monitores que estarão realizando as inúmeras atividades. O Programa Mais Educação foi implantado em algumas escolas que estavam com o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) baixo. No entanto, a proposta é que com o programa possa haver um aproveitamento positivo nos índices educacionais dos alunos. “Além do apoio pedagógico que desenvolverá o rendimento escolar, há também a importância do lazer e ainda a oportunidade de tirar algumas das crianças das ruas, devido o tempo ocioso quando não estão na escola”, afirmou a Professora Comunitária da Escola Municipal Luiz Rodrigues de Araújo, Célia Maria Magalhães.

Segundo a Diretora de Planejamento da Secretaria de Educação e coordenadora do programa, Amelita Bezerra, o programa possibilita a ampliação do tempo escolar e a permanência da criança na escola que, consequentemente, ampliará o conhecimento do aluno. “Através de atividades diversificadas em várias modalidades como dança, capoeira, teatro, entre outras que se iniciarão a partir de amanhã (26), todas as 17 escolas contempladas estarão realizando o programa que aumentará em 3h a carga horária atual. Durante a realização do programa, uma equipe da SMEP estará supervisionando e acompanhando todas as ações”, declarou.

As 17 escolas municipais contempladas são: Profª. Laurita Léda Coelho, Luiz Rodrigues de Araújo, Jacob Ferreira, Profª Maria Odete Sampaio, Júlia Elisa Coelho, Profª Zélia Matias, Jeconias José dos Santos, 21 de Setembro, Profº Nicolau Boscardin, Santa Terezinha, Paulo Freire, Mãe Vitória, Profª Eliete Araújo, Nossa Senhora Rainha dos Anjos – CAIC, Profª Anete Rolim, Anézio Leão e Escola Municipal de Tempo Integral São Domingos Sávio. A verba total do programa representa um valor anual de R$590.615,90 para as 17 instituições educacionais. O programa terá duração de 10 meses.

Ainda no decorrer do evento, alguns alunos de escolas municipais fizeram apresentações culturais como, por exemplo, a Escola Municipal Santa Terezinha, com apresentação de Hip Hop; a Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos (Caic) e Jacob Ferreira, com a Banda de Fanfarras e ainda a Escola Municipal Eliete Araújo, com a apresentação musical “Educangaço”.

(Élida Maria – Ascom Petrolina/Foto)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *