Salvador vai sediar, de sexta (28) a domingo (30), a II Conferência Estadual de Juventude. O evento tem organização da Secretaria de Relações Institucionais (SERIN), através do Conselho Estadual de Juventude e da Coordenação Estadual de Juventude. A Conferência será realizada na Escola Parque, na Caixa D`água e contará com a presença do governador Jacques Wagner e do secretário de Relações Institucionais, Cezar Lisboa
Durante a realização da Conferência Estadual, a expectativa é de que o governador sancione o projeto de lei, em tramitação na Assembléia Legislativa da Bahia, que vai definir as políticas públicas de Estado voltadas para a juventude baiana. A secretária Nacional de Juventude, Severine Macedo, e a secretária adjunta, Ângela Guimarães, também estarão presentes na Conferência, assim como vários secretários de Estado.
Cerca de dois mil jovens vão participar das atividades neste fim de semana, entre eles os 1.600 delegados eleitos nas 26 etapas realizadas em todos os Territórios de Identidade do estado, onde foram feitos ciclos de consultas sobre as diretrizes e prioridades da Política Pública de Juventude já estabelecidas no Plano Estadual de Juventude. Ao ser convertido em lei o projeto deverá orientar as ações do governo.
Antes dos ciclos territoriais foram realizadas as etapas municipais em mais de 230 municípios baianos. Foram quase 300 conferências, mobilizando mais de 60 mil jovens em todo o estado que debateram sobre o texto base, elaborado pela Comissão Organizadora Nacional, e elegeram os delegados para as etapas territoriais. Nas etapas territoriais, foram elencadas as prioridades de cada território e eleitos delegados para a Conferência Estadual e mais um delegado para a Conferência Nacional, que será realizada em Brasília no mês de dezembro.
A coordenação da conferência realizou também encontros de Jovens em Cumprimento de Medida Socioeducativa, em parceria com a Fundação da Criança e Adolescente (FUNDAC), e promoveu, junto com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI), uma Consulta aos Povos e Comunidades Tradicionais. Desta forma, o debate sobre políticas públicas para a juventude contará com a maior diversidade possível.
Com o tema “Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos – Construir Direitos, Desenvolver o Brasil e a Bahia”, a II Conferência Estadual de Juventude se consolida como a maior conferência de jovens realizada no Brasil. “Não existe referência de qualquer tipo de política para a juventude que tenha tido a participação da própria juventude. Esse modelo foi construído durante o governo Wagner. Os próprios jovens apresentaram suas propostas na primeira conferência em 2008 e agora estão revalidando suas opiniões”, destacou o Secretario de Relações Institucionais, Cezár Lisboa.
Legenda: Cerca de 2 mil jovens participarão da II Conferência Estadual de Juventude a partir de sexta-feira (28), na Escola Parque, em Salvador.
(Ascom Gov. Bahia)