A primeira etapa do Processo de Certificação de Coordenadores Pedagógicos foi realizada através de uma prova, que aconteceu no dia 16 de março, na Escola Judite Leal Costa.
E nesta terça, 25, a Secretaria de Educação e Esportes, através da Superintendência Pedagógica do Município, divulgou o gabarito.
De acordo com a Superintendente Pedagógica, Luzanilde Aguiar, o Processo de Certificação de Coordenadores Pedagógicos “foi criado para valorizar o profissional da rede municipal, além de garantir que só quem tivesse capacidade de assumir essa função, pudesse estar integrado”.
O 1º Processo de Certificação aconteceu em três etapas: uma prova, depois uma entrevista e uma formação. Dessa vez, além de ter ampliado o tempo para quatro anos, foi retirado a etapa de formação e deixou-se a prova e uma avaliação psicológica, pois há formações durante todo o ano.
A Coordenadora Geral da Associação de Desenvolvimento e Ação Comunitária – ADAC, Vanessa Borges, está também à frente desse processo e disse que haviam 100 candidatos inscritos, mas só 96 compareceram ao local da prova. “Os portões foram fechados às 07h30, como já estava previsto. Apenas 14 professores não compareceram.”, completou.
A Professora Rosangela Lourdes da Silva, que já leciona há 16 anos, fez a prova e estava confiante. “Gostei da prova e acho de estrema responsabilidade, porque hoje o processo é democrático. As pessoas que têm interesse tem que participar de forma igualitária. Antes, bastava você ter uma indicação política”, reconheceu.
Ramáiana Leal/SEDUC