SEMINÁRIO DE GESTÃO EDUCACIONAL REÚNE GESTORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JUAZEIRO

blogqspeducaçãoA Educação tem sido uma das prioridades da gestão municipal e a Secretaria de Educação e Esportes – SEDUC, tem trabalhado nesse sentido. Afinal, foi neste governo que foi implantada a Gestão Democrática, onde os gestores das escolas municipais são eleitos diretamente pela comunidade (pais, mães, alunos, secretários e funcionários).

Diante disso a SEDUC passou a fomentar formações, seminários e cursos para dar mais suporte e promover a qualificação de professores e gestores. Exemplo disso foi a realização nesta terça e quarta (18 e 19) do I Seminário “Refletindo sobre a Gestão Educacional”, uma parceria com a APLB Sindicato e promoção do Conselho Municipal de Educação.

No primeiro momento houve a composição da mesa com o prefeito Isaac Carvalho, o presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Alcântara Filho; o secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade; a diretora do DCH/ UNEB, Aurilene Rodrigues; o vereador Crisóstomo Lima (Zó); o assessor de Gestão e Políticas Sociais, Carlos Neiva; o Presidente da APLB, Antonio Carlos, e o presidente do Conselho Municipal de Educação, José Espedito.

O salão onde aconteceu o Seminário ficou repleto de gestores, vices-gestores e coordenadores. E foi nesse cenário que a advogada da APLB, Monacita Moura, abriu a primeira palestra da manhã.  Esclarecendo dúvidas em relação aos princípios da legalidade e moralidade na gestão das escolas, a palestrante também discorreu sobre direitos e deveres dos gestores. “É extremamente importante levar ao gestor quais são as obrigações, os direitos e a grande responsabilidade que ele tem”, explicou.

O presidente do Conselho Municipal de Educação, professor José Espedito, disse que “a ideia de realizar o seminário surgiu diante das constantes discussões sobre os problemas e também das novas leis que alguns gestores não conheciam”. Já o presidente da APLB Sindicato, Antonio Carlos, entendeu o seminário como muito proveitoso. “É ruim ser gestor quando não se conhece as leis que regem a administração. E em seminários desse tipo os gestores aprendem a lidar com os problemas e a criar soluções”.

A Superintendente de Gestão do Município, Lucinete Alves, avaliou positivamente. “A partir de agora os gestores terão mais consciência e mais clareza de que todo ato administrativo precisa observar o cumprimento dos cinco princípios constitucionais que regem a administração pública”.

O Secretário de Educação, Clériston Andrade, parabenizou toda a equipe pela realização do evento e disse que “o nível do profissional em educação é maior hoje em dia, pois seu compromisso não é mais com quem o indicou e sim com a comunidade que o elegeu. E assim a Secretaria sente a necessidade de também investir cada vez mais na formação desse profissional”.

Aparecida Miranda, que na oportunidade foi empossada como nova gestora do Colégio Argemiro José da Cruz, ressaltou a importância do Seminário. “O gestor precisa estar por dentro das leis que regem a educação e a gente percebe essa lacuna na nossa formação. Nós somos funcionários públicos e como tal devemos conhecer todos os atos administrativos. Quero parabenizar a SEDUC, o Conselho e a APLB por essa iniciativa de realizar o evento no dia da paralisação”.

O prefeito Isaac Carvalho também parabenizou a realização do Seminário. “Fazer um evento desses no dia da paralisação é muito importante. Aqui os gestores se reuniram, mostraram força e agora sairão daqui mais informados sobre suas funções à frente das escolas. É uma cena bonita de ver. Vamos fortalecer cada vez mais a educação, porque esse é o fruto do futuro”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *