PRESIDENTE DA CSSF ALERTA SOBRE IMPORTÂNCIA DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA O HPV

blogqspamauriO deputado Amauri Teixeira (PT-BA), presidente da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara ressaltou, nesta terça-feira (11) em Brasília, a importância da vacinação contra o HPV, iniciada pela administração federal esta semana. A meta é vacinar pelo menos 80 por cento do grupo alvo, que em 2014 é de 5,2 milhões de adolescentes de 11 a 13 anos. A vacina previne o câncer de colo de útero.

Cada menina deve receber três doses da vacina para ser imunizada contra o HPV. Após a primeira dose, a segunda vai ocorrer em seis meses. E a terceira, 60 meses após a primeira dose (cinco anos). A vacina tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. A vacinação será feita nas escolas e postos de vacinação do SUS.

A vacina contra o HPV que será distribuída no SUS é a quadrivalente, que previne contra quatro tipos do vírus. Dois deles respondem por 70 por cento dos casos de câncer de colo de útero, responsável atualmente por 95 por cento dos casos de câncer no Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV. No Brasil, a cada ano, 685, 4 mil pessoas são infectadas por algum tipo do vírus.

Para Amauri Teixeira, a iniciativa do Ministério da Saúde reforça a trajetória de sucesso do país em campanhas de vacinação. “O Brasil, hoje, é exemplo para a Organização Mundial de Saúde por causa dessas campanhas. Já conseguimos erradicar a Poliomielite, o Sarampo, o Tétano neonatal e controlar outras doenças como Difteria, Coqueluche, Hepatite B, Meningites, Febre Amarela e formas graves da Tuberculose, Rubéola e Caxumba”, lembra o deputado. O presidente da CSSF também destaca que as coberturas vacinais do governo federal conseguem atingir a maioria da população. Em alguns casos quase cem por cento do público alvo. Ele afirma que isso acontece graças ao empenho e comprometimento dos profissionais da área da saúde em vários níveis como nos estados, municípios, postos de saúde e hospitais.

Implantação gradativa e outros cuidados

Este ano, o alvo da vacinação contra HPV são as adolescentes na faixa etária de 11 a 13 anos. Em 2015, serão vacinadas as adolescentes na faixa etária de 9 a 11 anos e a partir de 2016, serão vacinadas as meninas de nove anos de idade.

É importante lembrar que a vacinação é uma forma de prevenção e não substitui o rastreamento do câncer de colo do útero em mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos. Assim, as meninas vacinadas, só terão recomendação para o rastreamento quando atingirem a faixa etária para o exame Papanicolaou e já tiverem vida sexual ativa. Também é bom reforçar a importância do uso do preservativo durante a relação sexual, para prevenção contra outras doenças transmitidas por via sexual, como HIV e sífilis.

Assessoria CSSF

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *