O lançamento aconteceu na manhã de hoje com as presenças do secretário Ranilson Ramos e o presidente da ABID Helvecio Mattana
Ontem um café da manhã marcou o lançamento da XXI Conird- Congresso nacional de Irrigação e Drenagem, que acontecerá em Petrolina entre os dias 20 e 25 de novembro deste ano no Sest/Senat.
Durante o encontro, onde estiveram representantes da Codevasf, Univale, Nelbe Assessoria e Embrapa Semiárido, o presidente da ABID (Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem), Helvecio Mattana, falou que o evento objetiva a promoção do desenvolvimento social e apresentou as atividades que serão desenvolvidas durante o encontro. Segundo ele, ocorrerão 12 oficinas, três seminários, quatro conferências e dois Dias de Campo. “O evento é realizado a cada dois anos e Petrolina foi escolhida pela importância no cenário nacional da produção irrigada. Aqui estaremos debatendo com autoridades de todo o país temas como o mercado interno e externo – cenários e tendências, eficiência no uso da água para irrigação; novas alternativas de exploração agrícola/pecuária; gestão e sustentabilidade econômica, social e ambiental da agricultura irrigada”, pontua, chamando a atenção sobre a necessidade de ampliação da produção de alimento para atender as necessidades do consumo.
De acordo com o presidente da ABID, será de suma importância a participação efetiva de produtores, pesquisadores, fabricantes de equipamentos e insumos, estudantes e organismos públicos e privados associados às relações solo-água-planta, já que o foco do evento é direcionado para a segurança hídrica, alimentar e ambiental.
No primeiro dia do Congresso, a Conferência de Abertura será proferida pelo Ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho, a quem o secretário de Agricultura do Estado de Pernambuco, Ranilson Ramos, teceu vários elogios. “O ministro reconstruiu a Secretaria Nacional de Irrigação e anunciou uma nova fase da agricultura irrigada no país”, disse acrescentando que este é o indicio de fortes investimentos no setor.
O secretário também adiantou sobre o Plano Diretor para a agricultura que deverá ser implantado em todo o país, inclusive em Petrolina. “Pernambuco vai investir na produção irrigada, queremos ajudar a Codevasf a pensar e repensar na agricultura irrigada, pois há uma necessidade de criar normativas para implantação e recuperação de áreas já implantadas a partir do Plano Diretor “, e citou alguns programas que auxiliam os produtores, a exemplo do Programa Chapéu de Palha, que contempla o município de Petrolina. “Vamos levar a produção irrigada para a Agricultura Familiar”, cita.
Por Mônia Ramos
Fotos/Farnésio Silva