O Instituto de Cardiologia do Vale do São Francisco (CARDIOVASF) promove o V Simpósio de Cardiologia do Vale do São Francisco – Cardiovale, nos dias 07 e 08 de março, no Auditório da Biblioteca Central da Univasf – Campus Petrolina.
A grande novidade desta edição é a implantação de um projeto de pesquisa de Imagem Cardiológica no Hospital Universitário, com a colaboração do professor titular de Medicina, Radiologia e Epidemiologia da Universidade de Medicina Johns Hopkins, Dr. João Lima.
Dr. Lima tem estado na Hopkins desde que terminou a faculdade de medicina na Universidade da Bahia, no Brasil, um período de quase 25 anos. Após completar seu Cardiology Fellowship na Universidade Johns Hopkins, ele passou dois anos na faculdade da Universidade da Pensilvânia, antes de retornar como um membro da faculdade em 1992. Dr. Lima desenvolveu amplamente utilizados métodos de ressonância magnética para medir o tamanho do infarto do miocárdio
Ele também aplicou técnicas de ressonância magnética sofisticados para o estudo da insuficiência cardíaca em grandes populações, como o Estudo Multi-Étnico da Aterosclerose, que é um Framingham moderno de doença cardíaca que ocorre em seis estados diferentes nos Estados Unidos. Mais recentemente, a pesquisa do Dr. Lima tem se concentrado na monitorando os efeitos da terapia com estatinas sobre a aterosclerose por ressonância magnética e tomografia.
