EBDA incentiva agricultores familiares a aderirem ao PGPM

Agricultores familiares do Território de Cidadania Baixo Sul, já têm acesso ao Programa de Garantia de Preço Mínimo (PGPM), do Governo Federal. Esta ação faz parte das metas da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada a Secretaria de Agricultura (Seagri), que, por meio dos técnicos do escritório de Valença, vem divulgando o programa através de reuniões com agricultores familiares.

O PGPM é executado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e objetiva complementar o valor de produtos como a piaçava, comercializados por agricultores familiares por um valor abaixo do preço mínimo estabelecido pelo governo federal.

No Território de Cidadania Baixo Sul, que abrange 15 municípios da região, a piaçava (planta fibrosa), é uma das culturas visualizada pelo programa, utilizada pelos agricultores familiares e extrativistas, artesanalmente, na fabricação de coberturas de quiosques, cortinas, biojóias, utensílios domésticos, dentre outros produtos.

Orientar os agricultores familiares e extrativistas sobre a importância do PGPM, os benefícios da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), as documentações necessárias para admissão no programa, os valores dos produtos, custos de produção e emissão de notas fiscais, são alguns dos temas abordados pelos técnicos, nos encontros. 

“Estamos trabalhando no exercício pleno da cidadania e do desenvolvimento rural sustentável do Baixo Sul baiano. Esta é mais uma política pública que o governo federal dispõe para o homem do campo e que estamos incentivando e mostrando caminhos para que eles possam ser contemplados”, assegurou Sandra Marins, coordenadora do Pacto Federativo no Território.

A técnica do escritório de Valença, Seonária Costa, informou que, além da piaçava, outros produtos da região, como o açaí, o babaçu, a borracha natural, o pequi, e a castanha também são produtos contemplados pelo PGPM.

(Ascom Seagri) 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *