Petrolina ganha viveiro para produção de mudas nativas do bioma caatinga

A etapa prática do curso de formação de professores em educação ambiental foi encerrada, na última terça-feira (11), com a entrega oficial do viveiro municipal à Prefeitura de Petrolina. A solenidade contou com a presença do Diretor-Presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente – AMMA, Geraldo Junior, e sua equipe, da Secretária Municipal de Educação, Célia Regina Carvalho, de representantes da Brigada de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais de Petrolina e da gerente de sustentabilidade da Fundação Alphaville, Selma Moreira, instituição responsável pela construção do viveiro, dedicado à produção de mudas nativas do bioma caatinga.

O espaço, construído nas dependências das Escola Municipal Governador Miguel Arraes, no bairro Henrique Leite, faz parte do Programa “Petrolina Mais Verde”, que visa atender as condicionantes estabelecidas pela AMMA, para a concessão da licença ambiental ao empreendimento Terras Alpha, instalado em Petrolina. Essa compensação prevê também a capacitação dos professores e o oferecimento de cursos de qualificação profissional na área de construção civil para moradores do entorno do empreendimento.

“Essa parceria com a Prefeitura Municipal foi extremamente rica, pois no momento em que conseguimos nos articular com atores locais e, neste caso um órgão já preocupado com a questão do verde, é possível uma aderência muito maior da comunidade e também a manutenção do viveiro”, avaliou a gerente de sustentabilidade da Fundação Alphaville, Selma Moreira. Segundo ela, para garantir a continuidade do viveiro, os participantes do curso de formação decidiram pela criação de um Núcleo Articulador de Educação Ambiental, responsável por fomentar e articular as ações de educação ambiental, tendo como ferramenta o viveiro. “Agora estamos plantando apenas uma sementinha, mas ela vai crescer e fazer de Petrolina uma cidade cada vez mais verde”, concluiu.

A intenção dos idealizadores é usar o espaço como sede para atividades teóricas e práticas entre educandos e educadores da rede municipal, bem como de toda a comunidade, buscando promover a sensibilização para temas ambientais. “Esse viveiro será o local onde produziremos o pensamento de valorizar a arborização municipal, pois o que temos hoje de cobertura vegetal são plantas exóticas. Nós temos um bioma rico, então não há necessidade de trazermos de fora, o que podemos produzir aqui mesmo, principalmente as espécies do bioma caatinga”, afirmou o diretor de sustentabilidade ambiental da AMMA, Vitório Rodrigues.

Estudantes, professores e pessoas da comunidade estarão integrados ao viveiro, com capacidade para 10 mil mudas rotativas, de modo que possam trabalhar em todas as fases da produção das mudas, desde a coleta e seleção das sementes até a distribuição das plantas. De acordo com Diretor-Presidente da AMMA, Geraldo Junior, esse envolvimento no projeto é a grande contribuição do viveiro, especialmente no que diz respeito aos estudantes. “A partir da escola e da educação ambiental será possível ampliar o aprendizado das crianças para que elas incorporem as questões ambientais e abram um novo horizonte de relacionamento com o meio ambiente, a partir das atividades de experimentação”, afirmou.

(Eneida Trindade – Ascom Petrolina/Foto) 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *