JUAZEIRO RECEBE SELO DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

BLOGQSPEDUCAÇÃOEm 2011 foi feita uma parceria entre o Ministério da Educação, o Santander e alguns municípios da Bahia preocupados em fortalecer as políticas públicas para crianças de 0 a 5 anos.

Como Juazeiro é um município que procura garantir os direitos da criança e está atento para que os primeiros anos de vida da criança sejam atendidos na sua integralidade, também estava presente nesse projeto e foi reconhecida como cidade referência em Qualidade na Educação Infantil, por ter cumprido todos os requisitos necessários.

Cada município tinha representantes das secretarias de educação que participavam do processo formativo, a fim de que desenvolvessem projetos institucionais de formação continuada de coordenadores pedagógicos e Gestores que deveriam formar as suas equipes. O desenvolvimento do Programa aconteceu por meio do Formar em Rede, uma iniciativa do Instituto Avisa Lá. Juazeiro trabalhou com as EMEIS – Escolas Municipais de Educação Infantil no período de 2011 a 2013.

A Diretora de Educação Infantil da Secretaria de Educação, Miranery Amorim, explica. “O primeiro ano foi trabalhado o ‘Brincar na Educação Infantil’, com o resgate das brincadeiras, pois as crianças não têm mais o hábito de brincar nas escolas. No segundo ano trabalhamos com a leitura, através do tema “Cultura e Escrita, Leitura em voz alta feita pelo professor”. E outro tema que foi trabalhado e ganhou destaque foi o “Self Service”, que trabalhou com o desenvolvimento da autonomia da criança, pois temos o hábito de servir o alimento para a criança em pratos prontos, mas aqui implementamos em algumas unidades esse projeto para que cada criança se servisse sozinha, porque um dos eixos a ser trabalhado é a autonomia.”, disse a Diretora. Além desses temas, a Secretaria de Educação trabalhou ainda com: “O Percurso criativo do desenho e ambientes que educam”.

Não é de hoje que o município de Juazeiro é reconhecido por seu trabalho na educação infantil. Juazeiro tem o título de Prefeito Amigo da Criança, que reconhece que a criança é um sujeito de direito do município. E no final de 2012 a cidade recebeu o selo UNICEF, um prêmio de reconhecimento dos municípios do semiárido que melhoram a vida da criança e do adolescente.

Por Ramáiana Leal/Seduc

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *